Header AD

header ads

Município de Albufeira assinou acordos com sindicatos



O Município de Albufeira assinou, no dia 24 de abril, véspera das Comemorações do Dia da Liberdade, Acordos Coletivos de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) com três sindicatos: o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionários e Afins (STAL); o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE); e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Entidades com Fins Públicos (SINTAP). Em destaque está a recuperação de três dias de férias suplementares, um direito que os trabalhadores voltam agora a ver consagrado.

Os ACEEP, assinados no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, em representação da entidade empregadora pública, e os representantes dos três sindicatos, são instrumentos de regulamentação coletiva, e aplicam-se a todos os trabalhadores do Município, que durante a vigência dos acordos se encontrem filiados, ou que se venham a filiar, nos referidos sindicatos. Os presentes acordos, que irão entrar em vigor no primeiro dia útil seguinte ao da sua publicação em Diário da República e vigorar pelo prazo de um ano, regulamentam várias matérias do interesse dos trabalhadores e da entidade empregadora, com destaque para as que se prendem com a duração e organização do tempo de trabalho (período de funcionamento e atendimento dos serviços, modalidades de horário de trabalho, trabalho suplementar, férias, etc.), segurança, higiene e saúde no trabalho, comissão paritária e a participação dos trabalhadores através das respetivas associações sindicais.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira estava visivelmente satisfeito com a assinatura dos ACEEP entre a Autarquia, o STAL, o STE e o SINTAP, momento que classificou de fundamental para todas as partes envolvidas. “Os acordos são muito importantes porque correspondem a uma aspiração dos trabalhadores, nomeadamente no que diz respeito à recuperação dos três dias suplementares de férias e que é um fator acrescido de motivação”, considera José Carlos Rolo, sublinhando que “as pessoas são o principal recurso das Organizações e que o Município está consciente de que os recursos humanos têm que estar devidamente motivados para desempenharem as suas funções com eficiência e eficácia”. Os representantes dos sindicatos também se mostraram satisfeitos, tendo sublinhado que a Câmara Municipal de Albufeira esteve sempre muito empenhada durante todo o processo.         

Município de Albufeira assinou acordos com sindicatos Município de Albufeira assinou acordos com sindicatos Reviewed by Daniel Pina on abril 26, 2018 Rating: 5

Sem comentários

Publicidade