O Festival Internacional de Música Barroca de Faro 2018 regressa em maio e junho, com os mais importantes locais históricos do concelho de Faro a acolherem alguns dos melhores músicos da Alemanha, Hungria, Suíça, Noruega, Islândia, Japão e Portugal, especializados em música antiga e com uma extensa carreira em todo o mundo. O programa do festival deste ano é dedicado aos compositores da Europa Central e do Norte e também visa celebrar o 350.º aniversário do nascimento de François Couperin, um dos mais importantes compositores e pedagogos barrocos.

O FIBMF nasceu em 2015, sob a direção de Francisco Rosado, pioneiro em Portugal na divulgação dos extraordinários repertórios dos períodos renascentista e barroco dentro dos lugares históricos de Faro. Desde o seu desaparecimento em 2016, assumiu a direção do festival a flautista e música Filipa Oliveira, dando continuidade ao seu valioso trabalho como professora de flauta de bisel e programadora cultural.

Em 2018, o Festival começa com um concerto na Sé Catedral de Faro, no dia 4 de maio, às 19h, dedicado à música religiosa de François Couperin. Duas solistas vindas de Basileia (Suíça), um dos principais centros de difusão da música antiga a nível mundial, Junko Takayama e Cristina Rosário, irão juntar-se ao aclamado organista português João Paulo Janeiro para tocar um programa dedicado a Couperin: «Le Maître du Choeur à la Chapelle Royale»; além do famoso e expressivo «Troisième leçon de Ténèbres» e a «Messe dês Paroisses».

No dia 19 de maio, pelas 18h, o mais antigo Consort de Flautas de bisel de Portugal, fundado por Rosado e composto por alunos do Conservatório Regional do Algarve, fará o programa «Solo vs. Consort» na Igreja Matriz de Estoi e contará com a já tradicional participação do Ensemble de Flautas de Loulé, entre outros músicos convidados. O concerto seguinte será inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, no dia 26 de maio, às 19h, com um dos mais esperados programas de concerto do ano em Portugal. A Igreja do Carmo de Faro abre as suas portas ao agrupamento Harmonie Universelle, dirigido por Florian Deuter e Monica Waisman, que interpretará «Die Kunst der Fugue BWV 1080».

O festival encerra com um concerto do Currentes Ensemble, no dia 2 de junho, às 19h, na Igreja de Santa Bárbara de Nexe. O conjunto é constituído por músicos provenientes da Escandinávia, com elevada relevância dada a sua especialização em improvisação histórica. Jostein Gundersen - Flauta de bisel e direção - e seus músicos irão transportar-nos até ao fascinante mundo da improvisação barroca.