O Núcleo de Olhão da Liga dos Combatentes inaugurou, no dia 23 de abril, a sua nova sede, num espaço cedido pela autarquia local no N.º 6A da Rua Sporting Clube Olhanense, dotado de condições melhoradas em relação à antiga sede.

A instituição, fundada em 1929, havia funcionado nas últimas quatro décadas na Rua 18 de Junho, mas a requalificação do chamado Cruzamento das Quatro Estradas e a consequente demolição do edifício, criaram a necessidade de encontrar outra «casa» para a Liga. A autarquia olhanense adquiriu o imóvel, que foi submetido a uma requalificação, num investimento total que rondou os 100 mil euros, de forma a ficar apto a acolher a instituição.


A nova sede foi agora cedida a título gratuito à instituição, “pelo tempo que a Liga durar”, conforme sublinhou na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina. “Estamos aqui por dois motivos: porque a Liga dos Combatentes precisava de uma sede condigna, e porque Olhão precisava de requalificar a Nacional 125. Assim como aconteceu no passado, a Câmara fez questão de estar presente junto de uma instituição que assenta em três pilares que consideramos fundamentais: os valores, a preservação da memória e o apoio aos que mais precisam”, reforçou o presidente, agradecendo ainda ao proprietário da antiga sede da Liga dos Combatentes a cedência, a título gratuito, do terreno onde esta se encontrava implantada, de forma a tornar possível a concretização da requalificação do cruzamento. “O Sebastião Coelho é, manifestamente, um olhanense que ama a sua cidade e, por isso, devemos todos ficar-lhe agradecidos”.

Também o presidente do Núcleo de Olhão da Liga dos Combatentes, Júlio Barroso, se mostrou agradecido à autarquia, “num dia histórico para a nossa instituição, que fica marcado pela inauguração de umas instalações mais confortáveis e condignas”, justificou. A cerimónia foi antecedida pela deposição de duas coroas de flores no monumento de homenagem no Monumento aos Combatentes do Ultramar.