«Entre o Pop e o Clássico» é o próximo concerto do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, que convida um dos mais prestigiados violoncelistas do panorama nacional, Paulo Gaio Lima, a juntar-se à Orquestra Clássica do Sul para um concerto que ultrapassa as fronteiras da música clássica.

O espetáculo acontece no Centro Cultural de Lagos, no dia 4 de maio, às 21h, e em palco estarão uma orquestra na sua formação clássica e um combo de Jazz, duas partes de um todo que irá fazer a ponte entre a música erudita e a música Pop e Pop Rock, numa sobreposição de sonoridades distintas mas harmoniosamente complementares.

A primeira parte do concerto é dedicada à música da América do Sul. A obra do jovem compositor português Carlos Garcia, «Suite n.º 2 para Orquestra de Cordas» representa uma homenagem a Hermeto Pascoal, músico e compositor brasileiro, pelo seu legado artístico singular. Na obra de Milhaud, «O Boi no telhado», volta-se a visitar a música popular brasileira, numa peça que o compositor francês escreveu depois de visitar o Brasil pela primeira vez.

Dedicada ao «Concerto para Violoncelo» de Friedrich Gulda, a segunda parte do concerto conta com a interpretação de uma obra que alcançou enorme sucesso na década de 1980, pelo violoncelista Paulo Gaio Lima, nome incontornável da música clássica em Portugal. A Orquestra Clássica do Sul será dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro.