A Escola do Parchal, em Lagoa, foi uma das nove entidades do distrito de Faro beneficiárias do programa ECO.mob, responsável pela atribuição de mil e 200 veículos elétricos e instalação de mil e 600 pontos de carregamento a nível nacional. Trata-se de um investimento do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, aplicado pelo Fundo Ambiental, da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente.

A seguir à região do Algarve, onde o Estado entregará 19 veículos elétricos, seguem-se as regiões do Porto, com 30 veículos atribuídos a 14 entidades, e de Lisboa, com 38 beneficiários para 61 veículos. Para oficializar a entrega destas viaturas, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes, deslocou-se àquela escola de Lagoa no dia 13 de abril. Promover a mobilidade sustentável, melhorar o desempenho ambiental do parque automóvel do Estado, bem como reduzir os custos associados à mobilidade, com metas de redução de 20 por cento das emissões de CO2 e limitação de emissões de veículos ligeiros novos a 95g CO2/Km até 2020 são alguns dos objetivos deste programa.


Com uma dotação prevista de 23 milhões e 340 mil euros, o programa contempla ainda a substituição dos veículos de combustão e a criação de pontos de carregamento e sistema de monitorização/georreferenciação, o que permitirá obter indicadores de utilização e avaliar os benefícios ambientais e económicos da opção pela mobilidade elétrica. Durante esta primeira fase (2017-2022) o programa beneficiará 52 das 91 entidades concorrentes e entregará 170 veículos elétricos em regime de aluguer operacional, num investimento de cinco milhões, 548 mil e 900 euros. “Compete-nos agora, enquanto Câmara Municipal, criar os postes para que se possam carregar os veículos”, referiu Francisco Martins, Presidente da Autarquia de Lagoa, adiantando ainda que o concelho ficará servido com oito pontos de carregamento, um por localidade, sendo que dois deles foram realizados no âmbito da Associação de Municípios do Algarve (AMAL).

Dirigindo-se aos alunos, José Gomes Mendes realçou o papel do Acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015. “Cidadãos completos são cidadãos que pensam o mundo em que vivemos, não só hoje, mas no futuro, nos comportamentos individuais, das famílias, das empresas, das cidades, dos países, para que sejamos capazes de usar modos de vida com menos intensidade carbónica”, frisou o governante, com Francisco Martins a recordar várias medidas que a autarquia tem desenvolvido em conjunto com as escolas no sentido de estimular a consciência individual para a defesa do Planeta. Para além de referir o Ambiente como tema eleito de há quatro anos para cá, no âmbito do programa Smart Cities de que Lagoa faz parte, o autarca destacou que “quase metade do concelho é alimentado a lâmpadas que têm por base a eficiência energética, dispõe de contadores de água inteligentes, sistema de gestão de frotas, e pretendemos renovar a frota do município com veículos elétricos”