Numa parceria estratégica com o Jornal do Baixo Guadiana, a NovBaesuris organiza uma tertúlia subordinada ao tema «Sal de Castro Marim, o Melhor do Mundo», na Colina do Revelim de Santo António, em Castro Marim, no dia 7 de maio, pelas 18h. A tertúlia junta empresários, um museólogo, um técnico do património e o poder autárquico e propõe-se debater o sal nas suas diferentes variáveis: a importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, o seu enquadramento histórico e o papel da Câmara Municipal na afirmação e promoção do «Melhor Sal do Mundo».

A iniciativa tem como convidados a Câmara Municipal de Castro Marim, os empresários Fernando Reis, da «Pedaços de Mar», Jorge Raiado, da «Sal Marim», Luís Horta Correia, da «Água Mãe», Luís Rodrigues, da Cooperativa Terras de Sal, e Pedro Pires, técnico do património da NovBaesuris. O Diretor dos Museus do Sal de Guérande participa igualmente nesta tertúlia via Skype, apresentando a indústria do sal de Guérande como um caso de sucesso da economia daquela cidade francesa.

Para Célia Brito, Presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris, esta tertúlia reveste-se de grande utilidade para a comunidade salineira local, na medida em que os oradores convidados estão diretamente ligados ao processo de extração, comercialização e promoção do sal. De igual modo, ações desta natureza podem contribuir para a recuperação e revitalização de salinas em Castro Marim, das quais se estima que 60 por cento se encontrem desativadas.