A Câmara Municipal de Silves assinala, a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma iniciativa que este ano terá como tema «Património Intergeneracional: novos intervenientes». O programa prevê diversas atividades, que se iniciam, das 10h às 13h, com um Jogo de Pistas, no Castelo de Silves, no qual o participante terá de ir desvendando para poder aceder à etapa seguinte e assim concluir a sua prova.

«Passaporte do Tempo» é a atividade que está prevista das 14h às 16h, no Centro Histórico. O objetivo será guiar os participantes pelo centro histórico de Silves com o apoio do seu «Passaporte do Tempo», que será levantado no Centro de Interpretação do Património Islâmico, o local de partida. Entre as 16h e as 17h30 haverá animação de Rua com o grupo Alfanfare, que fará paragens no Castelo, Escadas da Sé, Praça do Município e zona comercial. O dia 18 de abril terminará pelas 18h30 com uma palestra de Manuel Castelo Ramos, intitulada «Silves e o Algarve na Arquitetura dos Descobrimentos», na qual fará um períplo pelos monumentos algarvios mais relevantes edificados durante a época dos descobrimentos, dando maior enfoque aos monumentos desse período edificados no Concelho de Silves.

Procurando que os restaurantes da cidade possam também usufruir de maios afluência de público, a iniciativa «Menus com História» vai ter lugar até dia 22 de abril e, para além da ementa habitual, os restaurantes participantes criam um menu inspirado em receitas históricas, que terá um valor fixo e igual. O Programa do DIMS, no dia 21 de abril, pelas 10h, permitirá uma visita guiada ao património de Alcantarilha, desafiando a população a visitar os monumentos de Alcantarilha – Castelo, Igreja da Misericórdia, Igreja Paroquial e Capela dos Ossos.