Steven Sousa Piedade, Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, foi nomeado Cônsul Honorário da República da Moldova para o Algarve. A cerimónia de tomada de posse está prevista para o próximo mês de junho, altura em que serão inauguradas, em Faro, as instalações inerentes ao novo cargo diplomático, com a presença do Embaixador da República da Moldova em Portugal, Dumitru Socolan.

Criado pela primeira vez no Algarve, o Consulado Honorário tem por missão apoiar a comunidade moldava a residir na região, bem como impulsionar as relações económicas e comerciais entre Portugal e a República da Moldova, objetivos que Steven Sousa Piedade garante estar preparado para cumprir. “Estarei inteiramente disponível para, através das minhas competências, ajudar a concretizar os projetos que defendam os interesses de Portugal e da República da Moldova”, refere Steven Sousa Piedade, manifestando-se profundamente motivado para enfrentar mais este desafio.

Aprofundar o intercâmbio cultural e o turismo entre Portugal – sobretudo no que diz respeito ao Algarve – e a República da Moldova constituem também objetivos contemplados no cargo diplomático que Steve Sousa Piedade irá desempenhar oficialmente a partir de junho, após concluídos os trâmites técnicos ainda em curso. Animado pela vertente empresarial e de empreendedorismo associada ao desempenho do cargo, Steven Sousa Piedade já começou a desenvolver contactos com empresas e investidores locais interessados em estabelecer ligações comerciais com aquele país, nomeadamente em áreas que ofereçam maiores potencialidades de negócio como é o caso do setor vitivinícola. No âmbito da missão diplomática, o novo Cônsul Honorário planeia também visitar, ainda este ano, a República da Moldova, país que proclamou a independência após a queda do bloco soviético em 1991.

Steven Sousa Piedade exerce funções como Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro e de Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa, a par da atividade empresarial. Recentemente foi também eleito para o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).