No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal de Castro Marim foi palco, no dia 23 de abril, de três sessões da peça de teatro juvenil «Geração Facebook», duas direcionadas para os alunos das escolas do concelho e uma terceira, à noite, para o público geral, que esgotou a sala. Criada e encenada por Miguel Dias, do elenco fazem parte os atores Sara Barradas, Rodrigo Paganelli e Inês Morais, rostos que estamos habituados a ver em várias novelas da televisão portuguesa, e Flávio Gil, ator e encenador de revistas no Parque Mayer e que, apesar de jovem, já conta com participações em inúmeras peças de teatro.

A «Geração Facebook» traz-nos um retrato dos jovens atuais, personificados por Pedro, Raquel, Santiago e Pipa. Pedro é o típico «pintarolas», moço bonito e engatatão que coleciona namoradas e rapidamente as descarta, mas que diz ter descoberto o amor da sua vida através do Tinder, conhecida rede social de encontros amorosos. O problema é que o alvo da sua paixão, a «Sofia», afinal de contas é Santiago, um nerd com algumas tendências taradas que criou um perfil falso nessa rede social para «estudar» o comportamento da nova geração no mundo virtual.

Quando descobre a verdade, Pedro fica desconsolado, terrivelmente deprimido. A amiga Raquel, que os outros dizem ser lésbica, tenta consolá-lo, mas Pedro, ao interpretar mal o gesto, mete na cabeça que está apaixonado por Raquel, fazendo uma aposta com ela de que começam a namorar antes do final do ano. No meio disto tudo está Pipa, a tradicional loira burra, ou menos inteligente, para ser politicamente correto, que dá constantes pontapés na gramática e que está convencida que mantém conversas regulares com Cristiano Ronaldo no Facebook.

Facebook que é um ator secundário, mas omnipresente, na peça, com os jovens constantemente a trocarem mensagens e conversarem entre si através da maior rede social dos tempos modernos, mesmo quando estão sentados à mesma mesa de café. E é disso que a peça trata. O que desejam os jovens do século XXI? Quais os seus sonhos? O que são e o que procuram ser? Em palco estiveram quatro jovens muito diferentes, com diálogos sem tabus nem preconceitos, e o resultado final foi uma boa-disposição permanente ao retratarem cenas do dia-a-dia, sem nunca perderem uma oportunidade para deixarem alguns avisos àqueles que vivem, com demasiada intensidade, as suas relações virtuais.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__153