No dia 25 de maio, às 18h, realiza-se, nas Ruínas Romanas de Milreu, a quarta palestra do ciclo «AMATORES IN SITU», intitulada «Vida Saudável: um Património dietético de matriz clássica», proferida por Carmen Soares.

Muitos hábitos contemporâneos de vida saudável radicam numa longínqua matriz clássica greco-romana, acomodada, ao longo dos séculos, a contextos sociais, económicos políticos e culturais diversos. Propõe-se trilhar alguns percursos de reconhecimento desse património dietético, no seu sentido original de «modos de vida» para recuperar ou manter a saúde. Uma dieta alimentar adequada à idiossincrasia de cada um, a prática regular de exercício físico, meio ambiente, conforto e estado emocional são premissas de bem-estar com origens na remota medicina hipocático-galénica.

Carmen Soares é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Doutorada em Literatura Grega, tem-se dedicado ao ensino e investigação nas áreas da História da Grécia Antiga, Língua e Literatura Gregas, História e Culturas da Alimentação e da Dietética na Antiguidade Clássica e no Portugal Moderno. Dirige o doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, da FLUC.

Esta iniciativa, que vai na sua 4.ª edição, está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos - e resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica de Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg. A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes, por ordem de chegada.