A Câmara Municipal de Albufeira, enquanto sócia fundadora da
APAL, voltou a celebrar pelo 14.º ano consecutivo, um protocolo de colaboração
anual com a Agência de Promoção de Albufeira, assegurando o cumprimento do seu
Plano de Atividades para o presente ano. O acordo prevê um conjunto de apoios a
nível de recursos humanos, logísticos e financeiros. A este nível, a APAL
contará com uma comparticipação de 90 mil euros destinada a valorizar a marca «Albufeira»
através de diversas iniciativas junto dos mercados interno e externo,
especialmente a partir de meios digitais.
Presidida por José Santos, o combate à sazonalidade continua
a ser um dos grandes objetivos de ação desta agência, referindo que “o
cicloturismo, profissional ou de lazer, o pedestrianismo, o mergulho, a observação
de aves, entre outras atividades, permitirão que o concelho possa apresentar um
maior leque de produtos complementares ao Sol, Praia e Mar e assim oferecer um
maior número de motivações de visita a Albufeira”. Agora, há que divulgar todas
estas potencialidades do território através dos meios digitais, na medida em
que, “dos cerca de sete milhões de portugueses que utilizam a internet, 25 por
cento fazem compras online, 63 por cento usam um smartphone e 79 por cento estão
diariamente online”.
A estratégia da APAL passa então pelo Marketing Online
dirigido ao mercado do Reino Unido, Canadá e mercado interno, assim como na
criação de novos canais de comunicação. Segundo a APAL, “esta estratégia de
investimento no marketing digital será também acompanhada pelo desenvolvimento
de uma app para Albufeira dirigida ao
consumidor final, permitindo dar uma maior visibilidade localmente aos produtos
turísticos, aos serviços e às empresas”.
Ao nível dos mercados a investir em 2018, a proposta recai
num conjunto de ações direcionadas para o mercado do Reino Unido (1.º mercado
emissor para Albufeira), Mercado Nacional (2.º mercado emissor), Francês (5.º
mercado emissor), Espanhol (6.º mercado emissor) e ainda nos mercados que no
passado já apresentaram uma procura significativa, como é o caso do Canadiano e
Sueco, tendo aqui uma perspetiva de combate à sazonalidade, especialmente no
mercado canadiano. “O turismo é um sector da economia que exige uma atenção
constante, os mercados são cada vez mais flutuantes e imprevisíveis e basta uma
tempestade hoje numa parte do planeta para alterar tudo o que dele sabemos já
amanhã. Congratulo-me por ver o empenho dos nossos empresários e estamos com
eles, naturalmente, no caminho de uma Albufeira sempre inovadora, de qualidade
irrepreensível, a amiga de quem nos visita”, reforça o Presidente da Câmara
Municipal, José Carlos Martins Rolo.
O plano de atividades da APAL apresenta ainda ações promocionais diversas, como a participação em diversas feiras de turismo (a mais recente foi a presença de Albufeira, neste mês, no Salon Mondial du Tourisme - Porte De Versailles, Paris) e a realização de workshops, idênticos aos que se realizaram há poucos dias no Reino Unido, nomeadamente em Liverpool e Manchester. Entretanto, os percursos pedestres de Albufeira (três em Paderne e o que liga à Via Algarviana) encontram-se já á distância de um click.