Assinalou-se, no dia 26 de abril, o 3.º aniversário do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão, com uma agenda preenchida com uma jornada de trabalho que envolveu todos os Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes de Portimão, tendo-se igualmente reunido o Centro de Coordenação Operacional da Região, órgão que executa a coordenação institucional do ponto de vista operacional, nomeadamente o planeamento e gestão da participação dos meios e recursos de cada força ou serviço em função de um acidente grave ou catástrofe.

Entre as diversas atividades tratadas e abordadas, destaque para a apresentação do Plano de Implementação dos Programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras» no concelho de Portimão. O Gabinete Técnico Florestal efetuou também um ponto de situação referente ao plano de ação municipal de exceção para a defesa da floresta contra incêndios, em curso desde o início do ano, e que assegura a materialização do regime excecional previsto na Lei do orçamento de estado para 2018, nomeadamente no que concerne às faixas de gestão de combustível e sensibilização da população.

Na ocasião foi ainda apresentado o plano de implementação dos referidos programas ao caso especifico de Portimão, contemplando sete locais prioritários em função da perigosidade, risco e histórico de ocorrências no concelho. Assim, e na sequência do planeamento já realizado com as Juntas de Freguesia, serão levados a cabo prioritariamente, de acordo com a metodologia nacional, durante o mês de maio, ações concretas nos seguintes aglomerados populacionais: Montes de Cima, Vale Juncal, Senhora do Verde, Monte Canelas, Porto de Lagos, Rasmalho e Arão. Paralelamente decorrerão os trabalhos associados às habitações isoladas que não configuram um aglomerado. 


Aproveitando o momento de balanço do primeiro trimestre de 2018 em matéria de proteção civil no concelho, foi ainda constituída uma Equipa de Combate a Incêndios Rurais nos Bombeiros de Portimão ao longo de todo ano, assegurando que, fora dos períodos de reforço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, esteja garantido um ataque inicial pronto e fulminante através de uma unidade dedicada, sem comprometer as demais áreas da proteção e socorro. Mediante um protocolo assinado, a 9 de março, entre a Câmara Municipal de Portimão e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, que mantém o Corpo de Bombeiros portimonense, num valor total de 76 mil e 860 euros, garante-se um reforço no dispositivo municipal com a inclusão de uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação e uma Equipa de Combate a Incêndios Rurais, num total de sete bombeiros dedicados a este desígnio nacional disponíveis mesmo fora dos períodos habitualmente mais propícios à ocorrência de incêndios.

Esta equipa será pré-posicionada, sempre que se justifique e em qualquer altura do ano, no Destacamento da Senhora do Verde, de forma a antecipar eventuais intervenções nas áreas mais vulneráveis a norte do concelho.