Um passeio-tertúlia aos campos próximos de S. Brás de Alportel terá lugar no Dia da Espiga, quinta-feira, 10 de maio, entre as 17h e as 19 h, orientada pelo arquiteto José Brito, visando recordar a importância e significado desta manifestação pagã/religiosa a partir das paisagens agrárias do barrocal. A iniciativa decorre no âmbito do ciclo «Passeios e Paisagens da Dieta Mediterrânica», do Centro Europe Direct Algarve e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), com o apoio da Associação de Amigos do Museu de S. Brás, no contexto da programação do Ano Europeu do Património Cultural (AEPC’2018).

O ponto de partida e de regresso é o Museu Etnográfico de S. Brás de Alportel e o passeio inclui uma visita ao Centro Histórico e a apanha simbólica do ramo de espiga. No final, os participantes estão convidados a uma merenda mediterrânica para condimentar o espírito da convivialidade. A participação é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória no sítio da CCDR, até 7 de maio.

O Dia da Espiga comemora a «Ascensão de Cristo» através do simbolismo da exuberância da Primavera. A «Espiga» tem claramente um valor simbólico associado ao ritual da fertilidade, um misto de profano e religioso. É uma tradição do mundo mediterrâneo que se perde no tempo e da qual se desconhece as verdadeiras origens.

O passeio será conduzido em português e destinada ao público em geral, mas haverá informação escrita em diversas línguas, em atenção às comunidades estrangeiras residentes.