A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Centro de Informação Europe Direct do Algarve, o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e o Município de Portimão celebram o 9 de maio – Dia da Europa numa organização conjunta que começa com a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa, a bordo da Fragata Hermione La Fayette, ancorada no Porto de Portimão de 8 a 10 de maio. O programa inclui igualmente duas sessões «Europa nas estórias a falar francês» na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e múltiplas iniciativas paralelas, envolvendo as escolas e o movimento associativo.

Verdadeiro símbolo da luta pela Democracia, a fragata Hermione La Fayette é um navio francês do século XVIII, a bordo do qual o Marquês de La Fayette embarcou, em 1780, para ir combater ao lado dos insurretos americanos na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América. Reconstruída em 2015, de acordo com a traça original, é o único navio no mundo construído inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais e que continua a navegar pelos oceanos e veio ao Algarve por iniciativa da UFE – União dos Franceses no Estrangeiro (Delegação do Algarve), com o apoio do Município de Portimão e do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, encarnando o espírito de partilha subjacente ao Ano Europeu do Património Cultural’2018.

Da parte da tarde, pelas 14h30, realiza-se uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da Estratégia Regional para o pós-2020, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, pretendendo-se o envolvimento dos variados atores económicos e sociais da região. Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão terá entradas livres, no âmbito da campanha «A europa na minha Região - Europe in my Region», que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência.

As celebrações nacionais do Dia da Europa decorrem na véspera em Lisboa, incluindo um debate sobre a Democracia Digital na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa com a participação do Comissário Europeu Carlos Moedas, numa organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal.