De 22 a 26 de maio, o 8.º Algarve Design Meeting (ADM) volta a ocupar os vários pisos e salas do edifício da antiga Fábrica da Cerveja, no centro histórico de Faro, com o propósito de dar a conhecer o que de melhor se faz nesta área no Algarve, em Portugal e além-fronteiras. A organização é mais uma vez da Universidade do Algarve, através da sua Escola Superior de Educação e Comunicação, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Associação Nacional de Designers, e o objetivo é, para além de divulgar o design português e internacional, potenciar a ligação entre designers, empresas, academia, indústria e sociedade.

Por estes dias Faro converte-se na capital internacional do design, uma cidade onde investigadores, professores, profissionais e o público em geral podem, por via de um programa recheado de atividades que vão desde seminários e workshops a exposições, cinema ao ar livre, lojas pop-up e videomapping, entre outras ações, ter contato com os vários projetos e talentos existentes neste sector das indústrias criativas, fomentando o conhecimento entre os diferentes coletivos da nossa sociedade. Durante a apresentação do vasto programa, António Lacerda lembrou que o ADM já se realizou no Museu Municipal de Faro, na CCDR – Algarve e no Museu Municipal de Loulé, antes de rumar ao emblemático edifício da antiga Fábrica da Cerveja da capital algarvia. “Durante estes últimos sete anos, o ADM já concretizou mais de 60 exposições, de 30 workshops, sete conferências (onde tivemos a participação de mais de 120 oradores nacionais e internacionais convidados), cerca de 50 Lojas pop-up, com milhares de visitantes no encontro. Continuamos a promover o design como uma área de inovação e intervenção estratégica, fundamental para o desenvolvimento social, cultural e económico na região do Algarve”, explicou o coordenador geral do ADM. 




Uma novidade da oitava edição são os «Prémios de Design do Algarve», que pretendem distinguir os melhores projetos profissionais na área do design nas áreas da comunicação, interiores e produto, realizados e implementados no Algarve em 2017. Os prémios têm como objetivo o reconhecimento do trabalho dos designers e dar visibilidade ao sector criativo do Algarve, “cuja qualidade deve ser valorizada”, sublinhou António Lacerda. Outro destaque será o Festival de Videomapping, que acontece no dia 26 de maio, pelas 22h, a encerrar o 8.º Algarve Design Meeting. “Vai ser um festival de som e imagem em grande escala, onde são projetados na fachada da Igreja da Sé trabalhos experimentais de alunos de várias universidades nacionais e internacionais, nomeadamente da Universidade do Algarve-ESEC, Universidade de Tomas Bata da República Checa, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa”, adiantou António Lacerda. “Este é um trabalho de continuidade que se tem tornado uma referência na disseminação e promoção do design, da Universidade do Algarve e da cidade de Faro, e que tem também como missão afirmar a região sul do país no mapa dos grandes eventos internacionais na área das indústrias criativas”, reforçou. 


A importância do ADM foi reconhecida por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, cujo executivo tem acompanhado, “com bastante entusiasmo”, o crescimento desta iniciativa desde a primeira edição. “As presenças que temos este ano na Fábrica da Cerveja dizem bem do interesse cada vez maior que este evento gera junto dos profissionais do ramo. É hoje um encontro de cariz internacional, multifacetado e capaz de agregar diversas visões, escolas, culturas e sensibilidades. Felizmente, Faro tem cada vez mais público para este e outros eventos. Graças à sua comunidade académica de mais de 10 mil pessoas, Faro tornou-se um concelho cosmopolita, moderno e evoluído”, destacou o edil, salientando ainda que “os farenses observam o fenómeno cultural com espírito crítico e exigente, são ávidos consumidores de cultura”.

Rogério Bacalhau nota, igualmente, claros sinais de uma orientação do setor criativo para as atividades produtoras de conteúdos, com elevados níveis de valor acrescentado e extremamente competitivos internacionalmente. “A Câmara Municipal de Faro tenta, naturalmente, associar-se aos projetos que potenciam a importância de Faro enquanto cidade da cultura, do conhecimento e das artes, apoiando, divulgando e disponibilizando os seus espaços, na certeza de que, com isso, presta um bom serviço ao concelho, a quem nos visita e a quem trabalha nestas áreas”, declarou o autarca. 


Na sessão de abertura, Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve, lembrou que o Prémio Museu Europeu do Ano 2018 foi para o London Design Museum, tendo sido considerado pelo júri como ‘um museu inspirador e socialmente atento’. “Os materiais, as formas e as técnicas que são colocadas ao dispor do designer são apenas instrumentos, meios que necessitam de inspiração, de criatividade, de manipulação e de trabalho que muitas vezes não produzem o resultado esperado. Quase sempre a estética, a forma e a função estão em competição na arte do design, mas a inspiração e a criatividade estão na base e é nesse ponto que a história, o património e a cultura podem dar um excelente contributo”, defende, deixando o desafio aos estudantes para participarem mais na vida cultural do Algarve para além do seu dia-a-dia académico. “A região precisa da vossa irreverência, do vosso domínio tecnológico, da vossa versatilidade, da inovação que pode resultar de uma participação socialmente mais alerta e inspiradora. Nas palavras de uma curadora, museóloga e filósofa do design italiana, Paola Antonelli, ‘o design dá ao mundo algo que eu não sabia que tinha falta’”, concluiu. 


Saul Neves de Jesus, Vice-Reitor da Universidade do Algarve, também não tem dívidas de que o ADM é uma iniciativa importante para a academia algarvia, para a cidade de Faro e para toda a região, destacando a sua dimensão nacional e internacional. “Cada vez mais funcionamos em rede, quer a componente científica como pedagógica, e aqui estão envolvidos professores e alunos de várias nacionalidades. Temos aqui projetos que resultam de um trabalho exaustivo feito nos cursos de licenciatura e mestrado e alguns dos que foram apresentados nas anteriores edições já se concretizaram e deram origem a empresas e negócios. Esta transferência de tecnologia e ligação à empregabilidade é um aspeto que deve ser realçado, é destas iniciativas que a Universidade do Algarve precisa”, assumiu o Vice-Reitor, adiantando que o Algarve Design Meeting terá um destaque especial, em 2019, aquando das comemorações dos 40 anos da UAlg.

A sessão de abertura foi encerrada por António Guerreiro, diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, para quem o ADM é um espaço, “não só de exposição e apresentação, mas também de aprendizagem, discussão, negociação de significados, da necessidade de nos cruzarmos uns com os outros e percebermos as diferentes perspetivas”. Seguiu-se uma visita pelas várias exposições, com um vasto público a encher as diversas salas da Fábrica da Cerveja. O programa, como referido, é vastíssimo e pode ser consultado em http://algarvedesignmeeting.ualg.pt/index.html.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina