De 5 e 12 de maio acontece o 16.º Festival Contos de Liberdade, com um cartaz composto por contadores de histórias vindos do Brasil, Espanha, Marrocos e Portugal. O evento é organizado pela Associação Recreativa e Cultural do Algarve (ARCA) e irá passar por Olhão, São Brás de Alportel e Faro.

Ao longo do festival serão realizadas sessões de contos dirigidas a vários tipos de público e as palavras dos contadores de histórias vão passar por escolas, bibliotecas e festivais. “Os Contos de Liberdade regressam para mais uma vez deixarem a sua marca na primavera cultural algarvia e assumirem-se cada vez mais como o maior festival de narração oral a sul de Beja, onde se realiza o festival «Palavras Andarilhas» e que continua a ser o maior festival de narração oral a nível nacional”, afirma André Lara, fundador da ARCA.

Durante a primeira semana do festival, os Contos de Liberdade marcam presença no Ecofest, um evento que se realiza, nos dias 4 e 5 de maio, no Parque Natural da Ria Formosa, em Marim, concelho de Olhão. Do cartaz fazem parte as «Narradoras Itinerantes», um coletivo de narradoras vindo do Brasil composto por Josy Maria e Luciana Costa. De Sevilha chega Alicia Bullù, uma contadora de histórias que traz na voz os ritmos andaluzes e os contos do sul da península.

No dia 8 de maio, o Festival Contos de Liberdade passa pela Universidade do Algarve, pelo encontro «Partilhar Leituras», que resulta da parceria entre a Biblioteca da Universidade do Algarve, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Esta sessão de contos estará a cargo de Luís Correia Carmelo, contador de histórias residente em Faro e presença habitual em festivais de narração oral em vários países. “Nas histórias e nos contos está uma das melhores formas de entender o mundo em que vivemos e de conseguirmos descodificar o que todos os dias se passa à nossa volta. E, se todos temos uma história para contar, também temos muitas histórias para ouvir e muitas delas serão contadas durante o Festival Contos de Liberdade”, adianta Fernando Guerreiro, presidente da ARCA.

Na sexta-feira, dia 11 de maio, pelas 21h30, o Festival Contos de Liberdade marca presença na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel. Esta noite estará a cargo de Hammu Topia, vindo de Marrocos para contar histórias dos grandes desertos e do coração do povo berbere. No sábado, dia 12 de maio, os contos instalam-se na Biblioteca Municipal de Faro para duas sessões, pelas 17h e pelas 21h30, ambas a cargo de Hammu Topia e de Manuel Garrido, dos «Piratas de Alejandria», de Sevilha.