A 33.ª edição do FIMA - Festival Internacional de Música do Algarve chega ao fim com o concerto «As Mil e Uma Noites», no dia 24 de maio, no Teatro das Figuras, em Faro, que convida duas personalidades de relevância internacional do mundo da música – o Maestro Peter Stark e a violinista Francesca Dego.

A dirigir a Orquestra Clássica do Sul estará, então, o Maestro Peter Stark, um dos mais conceituados professores de Direção de Orquestra do Royal College of Music de Londres e um dos organizadores da Orquestra de Jovens da União Europeia. O reputado professor é ainda Maestro Titular da Arabian Youth Orchestra. A primeira parte deste concerto será dedicada à obra de Sibelius, «Concerto para Violino», e para essa atuação junta-se à Orquestra Clássica do Sul a proeminente violinista italiana Francesca Dego. A jovem violinista, reconhecida por uma exigente interpretação e técnica impecável, é detentora de uma carreira em franca ascensão e tem partilhado o palco com grandes orquestras mundiais. Recentemente assinou um contrato com a reputada editora Deutsche Gramophon.

No concerto «As Mil e Uma noites» será interpretada, na segunda parte, uma das mais fantásticas obras do repertório orquestral – «Sheherazade», de Rimsky-Korsakov. A obra é inspirada no livro homónimo e consiste numa suite orquestral que conta a história da Sultana Sheherazade, que salvou a sua vida graças às histórias com que foi entretendo o marido, o Sultão Schariar, durante mil e uma noites, apesar de este ter jurado matar todas as suas esposas após a noite de núpcias.