A realidade da migração no Município de Albufeira tem vindo a mudar, estando no momento representada por um maior número de comunidades, nomeadamente provenientes da Ásia, como o Nepal e a Índia. Atualmente, as comunidades mais significativas no concelho são a brasileira, a indiana, a ucraniana e a nepalesa, seguidas por outras provenientes dos mais variados cantos do mundo.

Deste modo, para o IV Encontro Multicultural de Albufeira estão confirmadas as presenças da Vice– Cônsul de Angola, Irene Paixão, que se fará acompanhar pelo Grupo Kuanza; da Diretora do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, a Professora Zhiyan Guo e oito professores do IC-UA (Diogo Henriques, Sofia Nogueira, Matilde Bernardo, Song Bowen, Yang Xiuping, Guo Mo, Super e Yujun Yang); da Embaixadora da Ucrânia, Inna Ohnivets; do Embaixador Hélder Vaz Lopes, da República da Guiné-Bissau em Portugal, que se fará acompanhar pelo Ballet Nacional da Guiné-Bissau, «Esta é a nossa Pátria Amada». Ao que tudo indica, também presente estará o cônsul do Nepal, Makar Hamal e do secretário Mohan Thapa.

Do programa consta, no dia 25, a partir das 16h30, a abertura do recinto e dos espaços das Embaixadas e será iniciado o workshop de caligrafia chinesa, a pintura coletiva no Mural Multicultural, uma demonstração de tapeçaria da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, uma exposição de trabalhos manuais da C.A.S.A. (Centro de Apoio aos Sem Abrigo) e começará uma ação de «Rangoli», ou seja, desenho no chão, a cargo da Associação de Nepaleses Residentes no Algarve. Até às 18h haverá também atuações das escolas e brincadeira com dinâmica de grupo pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão Transcultural-Brasil (IADMT). Participam neste Encontro Multicultural os Agrupamentos de Escolas de Albufeira Poente, de Ferreiras e de Albufeira, assim como as crianças dos ATL’s do Município.

Um dos momentos mais especiais decorre precisamente às 18h, altura em que terá lugar um desfile dos trajes tradicionais de cada país, ao som do respetivo hino e com a presença dos representantes de Embaixadas e Consulados e do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Às 19h atua o Grupo Kuanza e, de seguida, o Ballet Nacional da Guiné-Bissau. Ainda às 18h, o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro promove um workshop de artes marciais e meia hora depois será feita a Abertura Oficial, com música do mundo a cargo de DJ’s da AANGA - Associação de Angolanos e Amigos de Angola. 

Para as 19h45 estão marcadas as canções pelos reverendos Ruslan e Iván, da Associação Alegria de Leste (AAL), ao que se seguirá dança típica nepalesa, música pelo IADMT, dança indiana pela Associação de Indianos Gurdwara, canções nepalesas, demonstração de espadas indianas. Após as 21h15 atuam, da Associação Alegria de Leste, as jovens cantoras Carolina Dunets, Roxolana e Tatiana. Regressa depois a dança do Nepal e o dueto Górlitsa (Maria e Volodia) da AAL. No sábado, volta a haver diversas demonstrações culturais pelas associações já referidas e o Encontro terminar com um concerto pela banda «Ben & The Pirates», a partir das 21h30.