O jazz volta a estar em destaque em Faro com a quarta edição do festival «Os Dias do JAZZ», de 11 a 20 de maio, com uma programação diversificada que promete surpreender o público em locais improváveis da cidade.

No concerto de abertura, no Teatro das Figuras, há um encontro muito esperado, em palco, entre um dos mais aclamados músicos portugueses, Mário Laginha, e o projeto que o próprio viu e fez crescer, o Trio de Jazz de Loulé. Um encontro especial a dois pianos, aos quais se junta a secção rítmica do Trio. O Trio de Jazz de Loulé, composto por António Quintino (contrabaixo), João Coelho (piano) e João Pereira (bateria), é o resultado de um concurso nacional promovido pelo Município de Loulé e apadrinhado pelo reconhecido artista Mário Laginha, presidente do júri do concurso. O projeto tem como principais objetivos o de explorar a versatilidade de estilos a interpretar e o de comunicar a linguagem do Jazz a um público cada vez mais alargado e heterogéneo.

O histórico Club Farense associa-se ao festival com concertos nos dias 12 e 13 de maio, com músicos que trabalham na região. No dia 12, Marco Martins Quartet apresenta «The West Sessions». Com o objetivo de enriquecer o panorama musical e a criação de novos conteúdos, este projeto visa a colaboração de artistas nacionais e internacionais através da linguagem do Jazz e da Música Improvisada, impulsionando a composição, a apresentação pública e a datação das criações.



No dia seguinte, às 18h, e no âmbito da rubrica «Um Copo de Jazz», o Club Farense apresenta «Zé Eduardo Convida… Ricardo Toscano».
No dia 17 de maio, pelas 18h30, o recém-recuperado Palácio Belmarço recebe um concerto intimista do duo de guitarristas «Mano a Mano», o duo formado pelos irmãos André e Bruno Santos, dois guitarristas com um vasto percurso musical, maioritariamente no estilo Jazz, onde são considerados dois dos mais importantes músicos a nível nacional. No dia 18, pelas 21h30, o festival volta ao Teatro das Figuras, com o concerto imperdível de Jaques Morelenbaum e do seu CelloSambaTrio, com a participação especial de Paula Morelenbaum.

No dia 20 de maio, às 19h, o público terá o raro privilégio de assistir a um concerto do quarteto que reúne Norberto Lobo (guitarra), Ricardo Jacinto (violoncelo), Marco Franco (bateria) e Yaw Tembe (trompete), no pátio do Seminário Episcopal de Faro, em pleno coração da Vila Adentro. Norberto e a sua guitarra têm um historial de constante evolução e de procura de soluções que enriqueçam ainda mais o seu universo. A sua carreira é feita de desafios, numa demanda de aperfeiçoamento de linguagem e de como comunica com o público. Ao longo de mais de dez anos de carreira, o que compõe na guitarra tem-se tornado progressivamente liberto e arejado, numa procura da clareza e sintetização das suas ideias.

O festival «Os Dias do JAZZ» é uma organização do Teatro das Figuras, com o apoio da Câmara Municipal de Faro, do Club Farense, da Diocese do Algarve e dos Vinhos Couteiro-mor, que pela primeira vez se associam a esta iniciativa.