Briand Monteiro e André Neres foram os grandes vencedores da etapa inicial da Taça de Portugal de Boulder 2018, que teve lugar no recém-construído rocódromo do Parque Desportivo Municipal de Estômbar, a 21 de abril. Madalena Casanova e Júlia Nogueira, em Femininos e Nuno Oliveira e João Castro, em Masculinos, ficaram colocados em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Trinta atletas de vários escalões (Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores) competiram ao longo de três horas em formato «open», escalando obstáculos. Foram apurados os melhores seis de cada categoria, Feminino e Masculino. Na final absoluta, escalaram mais quatro problemas para apurar os vencedores.

A prova, a primeira a nível nacional a ter lugar no Algarve, foi organizada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e contou com o apoio do Município de Lagoa e do Vertical - Núcleo de Escalada da Associação Desportiva e Recreativa – Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro (ADR – CCS). Os atletas do Vertical conseguiram alcançar oito pódios nas classificações por escalões, obtendo quatro primeiros lugares, três segundos lugares e um terceiro lugar. No resultado absoluto da prova, o Vertical arrecadou três pódios, sendo eles o 1.º e 3.º lugar Feminino e o 2.º lugar Masculino.