Foi ratificado por unanimidade, em Reunião de Câmara de 16 de maio, pelo Executivo Municipal de Lagos, o despacho de atribuição de um subsídio, no valor de 19 mil e 680 euros, à Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. (ARS Algarve) para o apetrechamento da sala que permitirá criar a Consulta de Saúde Oral/Medicina Dentária, uma nova resposta destinada aos utentes do Serviço Nacional de Saúde inscritos no Centro de Saúde de Lagos. Na mesma reunião foi aprovada, também por unanimidade, a minuta do Protocolo de Colaboração, a celebrar com a referida entidade, que tem como objetivo congregar esforços e reunir as condições necessárias à criação de outros serviços de cuidados de saúde primários, nas áreas da prevenção, vigilância, tratamento e intervenção imediata, designadamente atividades de fisioterapia e uma nova Unidade de Saúde Familiar.

O Protocolo prevê, para além da criação da sala de Saúde Oral/Medicina Dentária, a instalação de um pavilhão pré-fabricado, destinado a atividades de fisioterapia, assim como a realização de pequenas obras de adaptação necessárias para a sala de Saúde Infantil a afetar à Unidade de Saúde Familiar Amendoeira, cujo custo será suportado pelo Município em 100 por cento, respetivamente até ao montante de 90 e de 30 mil euros. A ARS suportará a contratação de médicos da especialidade e funcionários necessários aos serviços, assim como todas as despesas de funcionamento.

Para o Município de Lagos, esta parceria é uma forma de dar corpo e expressão às atribuições e competências consagradas no regime jurídico das autarquias locais, as quais visam proteger os direitos e os interesses da comunidade, designadamente em matéria de acesso à Saúde. A aposta na articulação e colaboração entre entidades tem demonstrado ser um caminho para a resolução dos problemas e o reforço da prestação de cuidados de saúde primários, sendo que o papel da autarquia lacobrigense vai muito para além dos termos do protocolo agora aprovado, incidindo, de forma sistemática e permanente, nas áreas da promoção da saúde e da prevenção das doenças, designadamente através da dinamização de inúmeros projetos e atividades que fomentam junto da população a adoção de estilos de vida saudável, como sejam o «Saúde em Movimento».

Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos referiu que a disponibilidade da autarquia para colaborar na área da Saúde tem sido total desde a primeira hora, começando no apoio à instalação da primeira Unidade de Saúde Familiar (USF Descobrimentos) até ao apoio à instalação da USF Amendoeira. “As necessidades identificadas em muitas pessoas que vêm a atendimento social na Câmara justificam este apoio também dado para a instalação da Sala de Saúde Oral/Medicina Dentária, que permitirá o acesso a consultas públicas nesta especialidade, melhorando a saúde oral dos utentes, o que gera impacto positivo, não apenas no estado geral de saúde de cada pessoa, mas facilita também a sua integração social e até profissional”, justificou a edil.