Na continuação do trabalho realizado no workshop «A forma da Cidade e a Identidade de Loulé» que construiu «coletivamente» os conceitos-chave acerca dos elementos urbanos identitários, vai acontecer, no dia 19 de maio, a partir das 14h, no Clube Atlético de Loulé, um outro workshop integrado nas ações da rede europeia «Creative Spirits» do Programa URBACT. A ideia é debater sobre os diversos canais de participação pública da democracia representativa e da democracia participativa, presencial ou digital.

Para sensibilizar para a importância da cidadania responsável a ser exercida nos canais de participação formais, informais, existentes e/ ou a propor, os participantes irão «coletivamente» selecionar canais de participação para apresentar propostas concretas (com base nos resultados do workshop anterior). No arranque desta iniciativa, Lucinda Caetano, uma das promotoras do evento, fará uma breve explicação sobre os objetivos que o workshop pretende atingir, no âmbito da participação pública e da cidadania e sobre os diversos canais de participação pública. Já Ana Matos Lima, chefe de Divisão da Autarquia, fará uma apresentação do site da Câmara Municipal de Loulé, um dos canais de informação e participação existente no site do Município e respetivas plataformas digitais interativas.

Após um momento de debate público, Ricardo Tomás, coordenador do Orçamento Participativo do Município de Loulé, irá falar dos procedimentos de participação e quais os critérios utilizados para a seleção dos projetos. Segue-se novo debate público e, já na parte final do workshop, decorrerá um trabalho em grupo que pretende apresentar ideias, escolhendo um ou dois canais de participação. Serão, depois, apresentadas as conclusões.

O formato deste workshop será de participação livre condicionado ao limite de 30 participantes. A inscrição deverá ser feita através de email para formacidade.workshop@gmail.com, para a Casa de Cultura de Loulé ou para a delegação de Loulé da ACRAL.