Cerca de uma centena de «Maias» - tradição primaveril cujas origens se perdem no tempo – estão colocadas em vários locais no concelho de Vila do Bispo até ao dia 31 de maio. As Maias são bonecos de trapos brancos, enfeitados com roupas velhas e flores do campo que são criados para celebrar a chegada do mês de maio e da primavera, sendo acompanhados por versos ou dizeres de crítica ou gracejos sociais.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, Agrupamento de Escolas do Concelho e população do concelho e tem como objetivo não deixar morrer uma tradição com mais de dois mil anos, com origem nas festas e nas tradições dos antigos Romanos. Espalhada um pouco por todo Portugal, está bastante enraizada no Algarve, nomeadamente nos concelhos de Olhão, Faro, Monchique, Lagos e Vila do Bispo – aqui, sobretudo, na localidade da Raposeira.

As expressões mais conhecidas destas festas estavam ligadas à Natureza Cíclica da Primavera e tinham o significado de mudança, de passagem, de recomeço e de ponto alto de um novo tempo, a Primavera, que precisava de ser recordada e festejada pelas pessoas. Os bonecos/bonecas de Maio (maios/maias) eram colocados em vários sítios e lugares e parecem ter tido um significado mágico, de espantar o mal ou de chamar a boa sorte.


No concelho de Vila do Bispo podem-se então encontrar os «Maias» em:

Sagres - Centro de Saúde, Mercado Municipal (Talho), Rua do Mercado, Clube Recreativo Infante Sagres, Junta de Freguesia, Farmácia, Igreja, Lar de Sagres, Escola Básica 1.º Ciclo, Intermarché Sagres, Pastelaria Pinóquio, Clínica Médica e Dentária, Pastelaria Vila Mareta, Jardim de Infância, Rua Pedra da Bala e Rotunda Roça de Veiga.

Vila do Bispo - Câmara Municipal de Vila do Bispo, Centro Cultural, Bombeiros, Farmácia, Supermercado SuperSul 2, Centro de Convívio, Centro de Saúde, Mercado Municipal, Centro de Interpretação, Igreja, Junta de Freguesia, Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo. Escola Básica 1.º Ciclo, Jardim de Infância, CPCJ - Rua José Cardoso, Vivenda Família Pedro, Rua Ribeira do Poço, Rua Ribeira do Poço e Retrosaria Paula Rio.

Raposeira - Associação Desportiva e Cultural da Raposeira, Supermercado SuperSul 1, Jardim em frente à Igreja, Igreja e Centro de Dia.

Budens - Junta de Freguesia, Lar, Centro Educativo e Intermarché.

Vale de Boi - Junto à Bica.

Figueira - Centro Social e Cultural da Figueira.

Barão de S. Miguel - Junta de Freguesia e Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel.