Maio é mês de Ginástica Rítmica em Portimão com a realização das duas provas máximas da disciplina em Portugal – Torneio Internacional de Portimão (TIP) e Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa – numa organização da Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Turismo de Portimão.

A 4 de maio começa a prova mais antiga do calendário nacional de competições. O TIP traz a Portimão cerca de 70 jovens ginastas provenientes de 11 países, entre as quais dois nomes bem conhecidos do público algarvio: as ex-ginastas russas Eugénia Kanaeva (bicampeã olímpica) e Oxana Skaldina (medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de 1992), agora no papel de treinadoras.

Portugal, que em 2017 conquistou pela primeira vez o lugar cimeiro por equipas, no escalão Júnior, estará representado por uma forte delegação composta por quatro ginastas Seniores – Beatriz Santos (SAD), Maria Canilhas (GCP), Margarida Ferreira (GCP) e Laura Sales (GCP) – e 11 Juniores: Carolina Lima (GCP), Dinora Bondar (GCP); Luana Gomes (GCP); Mª Beatriz Pinto (CNM); Rita Araújo (GCP), Bárbara Santos (AAE), Beatriz Freitas (CSM), Beatriz Salvador (AAE), Beatriz Verhaeghe (SAD), Dalia Porokhnya (GCP), Madalena Lages (BFC), Mariana Fonseca (AAE) e Sofia Bolaños (SAD).

O TIP antecede a realização da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa. A etapa portuguesa do circuito mundial da disciplina arranca no dia 11 de maio, com cerca de duas centenas de participantes, em representação de 22 países. Estarão em competição 37 ginastas individuais e 10 conjuntos, num total de cerca de 100 ginastas, números que representam um forte crescimento em relação à edição anterior.

Em 2017, a prova contou com a participação de 42 ginastas em representação de 12 países, no ano do regresso da etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica a Portimão, depois de um interregno de vários anos. Aquela que já foi apelidada da melhor Taça do Mundo do circuito, pela excelente organização, logística e infraestrutura, volta a lutar pela conquista do seu antigo estatuto. Em prova estará a elite mundial da disciplina, com destaque para as delegações da Bielorrússia e Azerbaijão, e Portugal também terá duas ginastas, Laura Sales (Ginásio Clube Português) e Margarida Ferreira Correia (GCP), a representar as cores nacionais. Na vertente Individual, realce para a presença de Natalia Gaudio e Kaho Minigawa, que marcaram presença nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.