O mercado norte-americano está a revelar um interesse
crescente pela descoberta de novos destinos na Europa, em alternativa ao
tradicional roteiro composto por países como Espanha, França e Itália. Neste
contexto, o Algarve começa a afirmar-se como destino de eleição junto destes
visitantes e, entre as principais motivações que pesam na decisão de vir passar
férias na região, estão as praias e as paisagens algarvias, o bom clima, o património
e a gastronomia, aliadas à segurança, à autenticidade e à oferta de
qualidade com uma boa relação value for
money.
A Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção
turística da região juntos dos mercados externos, teve a oportunidade de
comprovar esta curiosidade gerada em torno do destino durante a sua recente participação
no Global Travel Marketplace West, um evento de elite que junta os agentes de
viagens e travel advisors mais
influentes da América do Norte com destinos e fornecedores de todo o mundo. Durante
esta iniciativa, que teve lugar em Las Vegas, a ATA realizou 52 reuniões
individuais com alguns dos melhores agentes e operadores turísticos do mercado
norte-americano, junto dos quais deu a conhecer, de forma detalhada, as mais-
valias e a diversidade da oferta do Algarve. “O balanço que
fazemos da nossa participação neste evento é muito
positivo. Deparámo-nos com um grande interesse face ao Algarve por parte
dos profissionais com quem estivemos reunidos, que revelaram vontade e disponibilidade
para alargar o seu portfólio de destinos na Europa”, explica Dora
Coelho, diretora executiva da ATA.
De referir que, em 2017, a presença do mercado
norte-americano no Algarve cresceu 29,4 por cento face ao ano anterior no que
diz respeito ao número de hóspedes. Relativamente às dormidas no mesmo período,
aumentaram 34 por cento, alcançando, em valores absolutos, 167 mil e 150
dormidas na região.