O mercado norte-americano está a revelar um interesse crescente pela descoberta de novos destinos na Europa, em alternativa ao tradicional roteiro composto por países como Espanha, França e Itália. Neste contexto, o Algarve começa a afirmar-se como destino de eleição junto destes visitantes e, entre as principais motivações que pesam na decisão de vir passar férias na região, estão as praias e as paisagens algarvias, o bom clima, o património e a gastronomia, aliadas à segurança, à autenticidade e à oferta de qualidade com uma boa relação value for money.

A Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística da região juntos dos mercados externos, teve a oportunidade de comprovar esta curiosidade gerada em torno do destino durante a sua recente participação no Global Travel Marketplace West, um evento de elite que junta os agentes de viagens e travel advisors mais influentes da América do Norte com destinos e fornecedores de todo o mundo. Durante esta iniciativa, que teve lugar em Las Vegas, a ATA realizou 52 reuniões individuais com alguns dos melhores agentes e operadores turísticos do mercado norte-americano, junto dos quais deu a conhecer, de forma detalhada, as mais- valias e a diversidade da oferta do Algarve. O balanço que fazemos da nossa participação neste evento é muito positivo. Deparámo-nos com um grande interesse face ao Algarve por parte dos profissionais com quem estivemos reunidos, que revelaram vontade e disponibilidade para alargar o seu portfólio de destinos na Europa”, explica Dora Coelho, diretora executiva da ATA.

De referir que, em 2017, a presença do mercado norte-americano no Algarve cresceu 29,4 por cento face ao ano anterior no que diz respeito ao número de hóspedes. Relativamente às dormidas no mesmo período, aumentaram 34 por cento, alcançando, em valores absolutos, 167 mil e 150 dormidas na região.