O Ecofest Marim '18 decorre de 4 a 6 de maio, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, em Olhão, numa oportunidade para celebrar o património musical, cultural, ambiental, natural e paisagístico num festival para toda a família que tem como lema a alegria e boa disposição. O programa vai além da componente de animação musical, focando-se principalmente no contacto harmonioso com o património natural e cultural. A ideia é que as pessoas possam efetivamente aprender, conhecer, apreciar e até contribuir para a preservação e valorização desde património.

As atividades ambientais vão desde a observação de aves e observação noturna de camaleões à devolução à Natureza de animais recuperados, ações de educação ambiental, passeios de burro para crianças e muito mais. A programação artística/ cultural, por sua vez, será composta por performances; música (com uma forte aposta na World Music); dança; contos; poesia; artes plásticas; magia; seminários. 

As atividades realizam-se em vários locais espalhados pelo recinto do festival, como o Moinho de Maré, o Parque de Merendas e as areias da Ria Formosa. O «Laboratório de Turismo Científico» é um dos destaques do festival e conta com a presença de distintas instituições e profissionais de renome: Centro de Ciência Viva do Algarve (Cristina Veiga-Pires), Quercus (João Branco), Universidade do Algarve (Cláudia Henriques) e o jornalista e escritor Rui Cardoso.

Na área dos comes e bebes vai evitar-se ao máximo a utilização de plásticos, recorrendo ao conceito do «Eco Copo» e utilizando materiais amigos do ambiente nos suportes alimentares. A organização do evento é da responsabilidade da ARCA (Associação Recreativa e Cultural do Algarve), em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa, e com o apoio do programa «365 Algarve» e da Câmara Municipal de Olhão.