A Reabilitação Urbana está em marcha com o IFRRU 2020 a chegar finalmente ao Algarve, tendo sido assinado, com o Santander Totta, o primeiro contrato de financiamento nesta região, mais concretamente no centro de Faro, com um investimento total de 669 mil euros, num projeto que prevê a reabilitação integral de um edifício destinado à habitação, para arrendamento.

De acordo com dados do INE, no Algarve existem 17 mil e 531 edifícios muito degradados ou que carecem de reparações grandes ou médias. Nesta região foram já apresentadas ao IFRRU 2020 quatro candidaturas com um investimento que se eleva a 13 milhões de euros, uma delas que acabou de se efetivar neste primeiro contrato de financiamento. Este é o sétimo contrato IFRRU 2020 assinado desde a abertura das candidaturas, há cinco meses atrás.

Até final de março foram formalizadas 62 candidaturas, no valor total de 203 milhões de euros de investimento, assinados sete contratos de financiamento (três no Funchal, um em Lisboa, um no Porto, um em Elvas e agora este em Faro), estando em pipeline 389 intenções de investimento, no valor total de mais de mil milhões de euros de investimento. O IFRRU 2020 conta com financiamento de fundos da União Europeia, nomeadamente através do PO CRESC Algarve 2020 no âmbito do Portugal 2020, e ainda de empréstimos contraídos, para este efeito, pelo Estado junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), juntamente com as verbas disponibilizadas por bancos selecionados, que alavancam os fundos públicos.