A apresentação do Projeto de Requalificação da Estrada Municipal EM 537 (Quatro Estradas – Vila da Luz) vai ter lugar no dia 17 de maio, na Junta de Freguesia da Luz, encontrando-se disponível para consulta até 11 de maio, no mesmo local.

O projeto visa requalificar um acesso há muito carenciado, tanto ao nível do pavimento, como das infraestruturas existentes, sendo uma obra de interesse público municipal inquestionável, tanto para os residentes, como para os milhares de turistas que anualmente visitam Lagos e que circulam por esta via. A intervenção localiza-se na Estrada Municipal EM 537, entre as Quatro Estradas e a rua do Ramalhete, na Vila da Luz, desenvolvendo-se na plataforma e berma da via existente e na faixa de servidão pública non-edificandi da estrada municipal.

Pretende-se com esta intervenção criar condições de mobilidade suave, pedonal e ciclável, entre as Quatro Estradas e a Vila da Luz, via com trânsito automóvel e circulação pedonal bastante intensos, potenciada sobretudo pelo parque de campismo Valverde e pelo empreendimento Monte de S. Pedro. Será criado um passeio longitudinal, na faixa lateral nascente da rodovia e em toda a extensão, com um perfil com 1,85m de largura média, sobrelevado em regra 0,15m. A intervenção contempla a correção das anomalias existentes no pavimento viário, bem como a criação de rede pluvial, iluminação pública, remodelação de rede de distribuição em baixa tensão e rede de telecomunicações.

Estima-se que a intervenção possa ter início no último trimestre de 2018, com um valor na ordem de um milhão e 300 mil euros.