A secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, visitou, no dia 30 de abril, a Universidade do Algarve, onde ficou a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia - e por algumas empresas incubadas na UAlg. Ana Teresa Lehmann ficou muito agradada, mas não surpreendida, com o que encontrou no local, porque diz conhecer “o dinamismo da Universidade do Algarve e a excelência da investigação que aqui se faz”. Contudo, considera que “ver in loco é outra coisa e desta forma fiquei muito satisfeita com o que pude observar”.

De acordo com a secretária de Estado, as empresas visitadas, a laborar em áreas como a inteligência artificial, indústria 4.0, agroindústria e produção de caviar, “têm um potencial de crescimento enorme, uma grande capacidade de criar negócio e de internacionalização”. No final da visita, Ana Teresa Lehmann estava visivelmente satisfeita por ter visitado “empresas de excelência”, defendendo que a agroindústria é um setor fundamental para Portugal, mas considerando que “no Algarve tem condições especiais e que o CRIA da UAlg está a contribuir para que isso aconteça porque o ciclo está a ser alimentado”.


A governante foi recebida pelo reitor da UAlg, Paulo Águas, seguindo-se uma breve apresentação do CRIA feita por Hugo Barros, coordenador desta Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia. Foram depois visitadas três empresas. A «Sandworx», que tem como principal objetivo fornecer serviços na área da indústria 4.0, ou seja, serviços ligados às novas tecnologias, desde a inteligência artificial, passando pela visão computacional, até à internet das coisas e à automação.

A empresa «Agro-On», que, entre outras atividades, se dedica à investigação sobre a cultura sustentável de halófitas, produzindo verduras da Ria Formosa, com um elevado padrão de qualidade. Vende salicórnia, sarcocórnia, valverde, sea fingers e rossio em vários supermercados com a marca RiaFresh.


A última empresa a ser visitada foi a «Caviar Portugal», uma startup na área da aquacultura, fundada em 2012. O seu principal objetivo é desenvolver aquacultura de esturjão para obtenção de caviar, embora neste momento já desenvolva outros projetos ligados à aquacultura em Portugal e no estrangeiro. Recentemente foi financiada pelo Programa Operacional MAR 2020, num investimento total que ronda os 12 milhões de euros, para a construção de uma unidade de produção em Vendas Novas, com capacidade para produzir cerca de seis toneladas de caviar por ano.