Sob o mote da diversidade cultural, Portimão vai viver uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 de maio a 3 de junho, com um programa de atividades que visa promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

A gastronomia irá marcar de forma especial a Semana Intercultural, com um convite para saborear o «Mundo à Mesa», em oito restaurantes multiculturais da cidade que, durante este período, terão menus dedicados à interculturalidade, pelo preço especial de cinco euros por prato. Será uma oportunidade para degustar pratos como a Cachupa (milho, feijão, carne, frango) à mesa do «Espaço Cabo Verde»; o Fricandel (duas salsichas com batatas fritas com um molho de maionese e ketchup) no «Holandês dos Caracóis»; Mici La Gratar (salsicha típica Moldava-carne de vaca, acompanhada com puré de batata e salada de cenoura) no restaurante «A Sanzala»; Bobó de Camarão (camarão com creme dê mandioca) no restaurante «Michelle Grill2»; Pizza Capricciosa (Pizza com tomate, queijo, fiambre e azeitona) no Restaurante «Pizza e Companhia do Arade» ou Sushi no «Kimushi» e Massa Grelhada com Frango no restaurante «Sunshine», ou até mesmo O Pão do Caçador (pão, ovo frito, lombo de porco à Milanesa, e molho de cogumelos) na «Shop & Café Koiva Scandinavian Produts».

Os mais novos serão também desafiados a viver a diversidade através da leitura de um «Diário de um Migrante», de Maria Inês Almeida, no dia 26 de maio, pelas 16h, na atividade «Histórias para ouvir e contar», na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, que inclui também a Oficina de Ilustração «Se eu fosse um pássaro migrante», dinamizada pela ilustradora do livro, Ana Sofia Gonçalves, destinada a crianças entre os 4 e os 10 anos, com a participação gratuita, mas de inscrição prévia no local ou através do telefone 282480476 ou email biblioteca-portimao@bmmtgomes.pt. O livro deixa uma mensagem de esperança parar todos aqueles que também perderam as suas asas e têm de recomeçar e, nos dias 29 e 30 de maio, será explorado pelo público escolar, no âmbito da atividade «Contos Cá e Lá», que tem lugar habitualmente na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes.

Durante a Semana Intercultural de Portimão não vai faltar também muita música, dança e até cinema francês, envolvendo a participação ativa de diferentes públicos, para além da comunidade escolar, com especial relevo para diversas associações locais de imigrantes (recreativas e desportivas). A 29 de maio celebra-se duplamente o Dia dos Vizinhos e o Dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural, num ambiente de grande animação e convívio. A partir das 14h, a Festa da Boa Vizinhança faz do Centro Comunitário da Coca Maravilhas o ponto de encontro para os moradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior do Município para uma tarde de baile e caracolada. À noite, pelas 21h30, sobe ao palco do auditório do Museu de Portimão a «Lusofonia em Poemas e Canções», por Afonso Dias & Amigos. O espetáculo, de entrada livre, é uma viagem pelos oito países de língua portuguesa, numa evocação da aventura da descoberta, numa visita aos seus mais ilustres poetas. Camões e Vinicius, Craveirinha e Sophia, Alda Lara e Viriato da Cruz e muitos mais.

Ainda na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, no dia 30 de maio, tem lugar a «Biblioteca Viva», uma iniciativa promovida pela associação Dypall, uma rede internacional de organizações, sediada no concelho e focada na promoção da cidadania e participação ativa dos jovens que, neste dia, convida todos os leitores interessados a juntarem-se, a partir das 16h30, à conversa com alguns livros. Cada livro é representado por uma pessoa que partilhará a sua história enquanto voluntário internacional, migrante, alguém que já viveu noutro país, no presente ou no passado. O Cinema Francês é exibido, no auditório do Museu de Portimão, a partir das 21h30 do dia 30 de maio, numa iniciativa da Alliance Française Algarve que todos os meses convida a ver bom cinema francês, com «O Filme do Mês», neste caso o policial «LÁffaire Ski», do realizador Frédéric Tellier.

Porque a gastronomia, mesmo junto dos mais pequenos, promove por excelência a interculturalidade, na Quinta Pedagógica haverá espaço para a realização de Ateliers de Culinária durante a manhã de sábado, dia 2 de junho. Às 11h, com o apoio da Associação A CAPELA, haverá lugar para a confeção de um bolo tradicional da Moldávia e, uma hora depois, terá lugar um workshop de confeção de pizzas, atividades que farão as delícias de crianças a partir dos quatro anos que poderão inscrever-se no local, mediante o custo simbólico de um euro. Ao final do dia, a partir das 19h, no auditório do Museu de Portimão, tem lugar o «II Encontro de Culturas», um espetáculo de música, danças e cultura de vários cantos do mundo que contará com a participação do Estúdio «Mixdance» da C.A.P.E.L.A; Estúdio de conto «ArtKlass» – Associação M.I.R. de Lisboa; Teatro Musical Amador «Aurora» de Lisboa e BayanMix de Albufeira, entre outros, num momento de interculturalidade por excelência.