O norte-americano Shaun Torrente, da Team Abu Dhabi, foi o vencedor do Grande Prémio de Portugal de Motonáutica, realizado em Portimão, no dia 20 de maio. Naquela que foi a primeira ronda do Mundial, o português Duarte Benavente (F1 Atlantic Team) cruzou a meta no sétimo posto, precisamente o lugar que ocupara na grelha de partida, ficando a uma volta de Shaun Torrente e não conseguindo repetir a proeza de 2017, quando registou um terceiro lugar.

O norte-americano partiu da pole position e não deu grandes hipóteses à concorrência, apenas importunado pelo companheiro de equipa, o piloto dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Qemzi, o segundo classificado, a 2,09 de Shaun Torrente. Os dois pilotos da Team Abu Dhabi mantiveram durante as 48 voltas ao circuito uma vantagem assinalável sobre o terceiro classificado, umas vezes o atual campeão do mundo em título, o italiano Alex Carella (Victory Team), noutras ocasiões o francês Philippe Chiappe (F1 China Team).


Philippe Chiappe ganhou o Grande Prémio de Portugal no ano transato e ficou em segundo no Mundial de 2017 e, desta feita, tirou partido dos problemas mecânicos que afetaram Alexa Carella a quatro voltas do final, garantindo assim o terceiro lugar do pódio, a 3,54 segundos do vencedor. Não foi, por isso, a melhor forma de Alex Carella começar a defender o título de campeão do mundo, terminando a 25,75 segundos de Shaun Torrente.

A corrida de Portimão ficou ainda marcada por uma interrupção logo na primeira volta, quando o barco de Jonas Andersson (Team Sweden) pegou fogo, ditando o seu abandono. Aliás, dos 19 pilotos de nove equipas que começaram a ronda inaugural do Mundial de 2018, apenas 11 cruzaram a meta. Feitas as contas, o Mundial de pilotos é liderado por Shaun Torrente, com 20 pontos, seguido por Thani Al Qemzi com 15 e por Philippe Chiappe com 12. O português Duarte Benavente amealhou quatro pontos na prova em Portimão e ocupa o sétimo lugar do Mundial.


O Grande Prémio de Portugal de motonáutica integrou também duas corridas da classe Fórmula 4-S, considerada uma categoria de iniciação, tendo o português Pedro Fortuna (Team Sweden) vencido a primeira e o francês Tom Chiappe (Emirades Racing Team) a segunda. A prova foi da responsabilidade da F1h20/UIM, com organização local a cargo do Município de Portimão, contando com o apoio local da Capitania do Porto de Portimão, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., EMARP e Turismo do Algarve, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Motonáutica e do Clube Naval de Portimão e o patrocínio do grupo Interpass, Autorent e Delta Cafés.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Filipe da Palma