Simplesmente fantástico, «A Ballet Story», de Victor Hugo Pontes, no Teatro das Figuras


No dia 28 de abril, o coreógrafo Victor Hugo Pontes apresentou, no Teatro das Figuras, em Faro, o fantástico «A Ballet Story», peça estreada, em 2012, por ocasião de «Guimarães Capital Europeia da Cultura». «A Ballet Story» tem como ponto de partida o ballet Zephyrtine, de David Chesky. “No entanto, não se trata da representação teatral ou da ilustração da história original – o exercício foi de abstração e partiu do movimento dos corpos no espaço em articulação com a música. Não há contos de fadas, nem elementos do maravilhoso ou do fantástico. A moral é outra, o desenlace, diferente”, explica o coreógrafo. “Em «A Ballet Story», não sei se a história se ajusta à música ou se a dança se ajusta à história. Não se trata de uma articulação linear entre música, narrativa e dança, mas sim de um processo de influências mútuas e afinidades eletivas que originam uma peça manipulável de modos diversos e, tanto quanto possível, inteira. A narrativa será fabricada por cada espetador (ou não)”, acrescenta o diretor artístico.

Com Música de David Chesky e Versão Musical pela Fundação Orquestra Estúdio, sob a direção do Maestro Rui Massena, «A Ballet Story» é atualmente interpretada por André Mendes, Dinis Santos, Iuri Costa, João Dias, Joana Castro, Liliana Garcia e Valter Fernandes. A Cenografia é de F. Ribeiro e a Direção Técnica e Desenho de Luz de Wilma Moutinho. Os Figurinos são de Victor Hugo Pontes, com a Operação de luz nas mãos de Carlos Ribeiro, a Montagem de Cenografia é da responsabilidade de João Soares e tem Direção de Produção de Joana Ventura.

O espetáculo é uma Coprodução da Nome Próprio, estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto com o apoio da República Portuguesa - Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__154
Simplesmente fantástico, «A Ballet Story», de Victor Hugo Pontes, no Teatro das Figuras Simplesmente fantástico, «A Ballet Story», de Victor Hugo Pontes, no Teatro das Figuras Reviewed by Daniel Pina on maio 05, 2018 Rating: 5

Publicidade