O «HyMemb», liderado pelo LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, tendo como parceiro a «Águas do Algarve, S.A.», foi selecionado pela Comissão Europeia como um dos dez melhores projetos do programa «Life» da União Europeia, dos anos 2016 e 2017, na categoria «Ambiente», cujos prémios foram entregues, em Bruxelas, no dia 23 de maio, em cerimónia integrada na EU Green Week 2018.

O projeto Hymemb foi financiado pelo programa «LIFE+ Environment Policy and Governance» e o objetivo foi demonstrar a viabilidade e sustentabilidade da introdução de processos de membrana avançados em estações de tratamento de água, para criar uma barreira mais segura e resiliente contra contaminantes emergentes na produção de água para consumo humano, diminuindo simultaneamente os impactes ambientais. Visou a utilização de um processo de tratamento híbrido inovador e avançado de adsorção a carvão ativado em pó com microfiltração cerâmica (PAC/MF), uma tecnologia de membranas de baixa pressão (menores consumos energéticos).

O projeto abordou de uma forma inovadora a utilização de membranas cerâmicas PAC/ MF, utilizadas em muitos países europeus, mas ainda não em Portugal e permitiu demonstrar que tecnologias PAC/MF permitem a produção de água de forma sustentável. A abordagem proposta envolveu a necessidade de se utilizar protótipos para demostrar a uma escala piloto a aplicação ideal e gama de funcionamento de uma base de membrana alternativa (PAC/MF).

Deste modo, ao longo de 2016, efetuaram-se diversos testes e ensaios, no qual se obtiveram resultados promissores e reveladores. Os trabalhos desenvolvidos nesse período consistiram essencialmente na realização de ensaios nas instalações da «Águas do Algarve, S.A.», nomeadamente na ETA de Alcantarilha com um protótipo de PAC/MF concebido para o efeito e com um piloto de tratamento convencional. Os testes consistiram na colocação de um protótipo PAC/MF na ETA de Alcantarilha, para o estudo das condições operacionais e avaliação da capacidade de remoção de microcontaminantes nomeadamente (pesticidas, herbicidas, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, vírus, etc.) que não foram identificados na água bruta da ETA de Alcantarilha, e que tiveram de ser introduzidos artificialmente na água de alimentação ao protótipo PAC/MF para realização dos ensaios.

O projeto LIFE Hymemb demonstrou que o processo híbrido PAC/MF se apresenta como solução resiliente e sustentável para controlo de fármacos, pesticidas, cianotoxinas, vírus e protozoários na produção de água para consumo humano. A «Águas do Algarve, S.A.» esteve representada no certame, para receber o prémio com o LNEC, pelo Presidente Joaquim Peres e por colaboradores da Operação Água e Laboratório.