Foi inaugurada, ao final da tarde do dia 12 de junho, a obra de requalificação do Bairro dos Centenários, junto ao Estádio de S. Luís, no coração de Faro, com a festa a continuar, logo de seguida, com o tradicional arraial de Santo António organizado pela PROVECTUS – Associação em Prol da Terceira Idade. Presentes na cerimónia estiveram o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, bem como o restante executivo camarário, para além do presidente da PROVECTUS, António Milheiras Rodrigues, e do vigário-geral da Diocese, Carlos César Chantre, que abençoou esta infraestrutura há muito desejada pela população e pelos utentes da associação sediada no Bairro dos Centenários.

A empreitada foi da responsabilidade da empresa «Martins Gago & Filhos, Lda.» e implicou um investimento de 130 mil e 284,99 euros, mais IVA à taxa legal, tendo como objetivo a requalificação de um bairro que se encontrava completamente descaracterizado. Neste sentido, foram adquiridos conjuntos novos de mobiliário urbano e iluminação pública e procedeu-se à pavimentação de todo o bairro, bem como a diversas pinturas. Na intervenção foram ainda consideradas a estabilização de taludes, a regulação do acesso ao estacionamento automóvel no núcleo do bairro, a intensificação da presença de vegetação e a dotação do espaço de uma rede de drenagem das águas pluviais e rede de rega. 



António Milheiras Rodrigues e Rogério Bacalhau

A obra está integrada no Programa Faro Requalifica, com a autarquia local a continuar a apostar na requalificação urbana como forma de dignificar o espaço público, dotando-o das melhores condições para a sua utilização e total fruição dos munícipes. “Foi uma promessa feita e cumprida por este executivo e que não se limita apenas ao pavimento, incluindo a parte elétrica e das águas correntes que muitas dores de cabeça davam à PROVECTUS. É daqui que parte o apoio diário a pelo menos quatro dezenas de idosos que estão nas suas residências e é também neste espaço que se movimentam outras dezenas de idosos em atividades que promovem o seu envelhecimento saudável”, explicou António Milheiras Rodrigues. “Queremos que este espaço seja cada vez mais dinâmico e atrativo e temos que agradecer à câmara municipal por ter providenciado estas melhorias. E é de enaltecer também a postura da empresa responsável pela obra, que conseguiu fazer o seu trabalho sem interferir com as atividades regulares da associação”


Rogério Bacalhau começou por sublinhar o papel da PROVECTUS no apoio aos mais idosos do concelho de Faro, que agora ficou mais facilitado depois da requalificação do característico Bairro dos Centenários. “Ao longo dos anos este espaço público foi-se degradando e nunca sofreu uma intervenção desta monta, uma obra que, no início, não era de grande complexidade, mas foram surgindo alguns problemas no seu decurso. Contudo, com a boa-vontade da Autarquia, da FAGAR, da EDP e do empreiteiro, tudo se resolveu”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Faro, incentivando ainda a associação a prosseguir com a sua missão humanitária, “com os seus voluntários, homens e mulheres que, de uma forma altruísta, dedicam algum do seu tempo pessoal a apoiar quem realmente precisa”



A requalificação do Bairro dos Centenários já estava nos planos do executivo liderado por Rogério Bacalhau desde o início do mandato anterior e deveria ter ido para o terreno em 2016/2017, todavia, face à impossibilidade da autarquia investir por se encontrar, na época, num plano de reequilíbrio financeiro, foi sendo adiada. “Foi finalmente lançada em 2017 mas sofreu alguns atrasos por causa de questões relacionadas com a água, o saneamento e a eletricidade. Chegamos à conclusão que a rede de águas estava completamente obsoleta, o que obrigou a uma intervenção da FAGAR. Estamos a falar de um espaço situado numa zona muito central da cidade de Faro, que necessitava de um arranjo importante e que agora ganhou dignidade e uma boa apresentação”, indicou Rogério Bacalhau. Bairro dos Centenários que é propriedade municipal, estando a maioria das habitações cedidas à PROVECTUS para prossecução da sua atividade diária de apoio aos cidadãos idosos do concelho, lembrou ainda o edil farense.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina