Já ondulam nas praias do município de Portimão a Bandeira Azul e a bandeira «Praia Acessível – Praia para Todos», sendo de referir que a Praia de Alvor (Poente) foi a primeira estância balnear a exibir ambos os galardões, num cto simbólico realizado na manhã do dia 7 de junho com a presença de Filipe Vital, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, Ricardo dos Santos Arrabaça, Capitão do Porto de Portimão, e Élia Cabrita, representante da Agência Portuguesa do Ambiente.

As praias da Rocha, Três Castelos, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente vão ostentar até ao final da época balnear a Bandeira Azul, o símbolo europeu que traduz o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços. Símbolo qualitativo reservado a praias, portos de recreio e marinas, a Bandeira Azul é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, tendo como objetivo elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro, bem como incentivar a concretização de ações capazes de resolverem problemas eventualmente detetados.

No âmbito da campanha da Bandeira Azul realiza-se, durante o mês de julho, nas praias do Vau (9 e 23 de julho), dos Três Irmãos (10 e 24 de julho) e de Alvor (11 e 25 de julho), o programa «Contos Azuis», que consiste na apresentação de uma história/conto e vários jogos e atividades práticas. Assim, das 10h às 12h, a equipa de educação ambiental da Câmara Municipal de Portimão vai dinamizar várias atividades com o objetivo de sensibilizar os banhistas, essencialmente crianças, para a limpeza do areal e a diversidade biológica existente em Portimão. Na praia do Barranco das Canas, a atividade «Seres Vivos Entre Marés» realiza-se nos dias 13 de julho, 28 de agosto e 11 de setembro.


A bandeira de «Praia Acessível – Praia para Todos» volta às praias da Rocha, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente, por cumprirem requisitos como acessos pedonais fáceis, sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, passadeiras sobre o areal e instalações sanitárias adaptadas, entre outros. Por sua vez, a associação ambientalista Quercus classificou com o Grau Ouro a Praia da Rocha, a Praia Três Castelos, a Praia dos Careanos, a Praia do Vau, a Praia do Barranco das Canas, a Prainha, Praia de Três Irmãos/Alvor Nascente e a Praia de Alvor Poente, devido à qualidade das suas águas. O objetivo desta associação é distinguir as praias que ao longo dos últimos cinco anos apresentaram sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente das suas águas, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

A Praia de Alvor/Poente e a Praia do Vau vão ser equipadas com cadeiras anfíbias destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, uma parceria da Câmara Municipal de Portimão e respetivas Juntas de Freguesia de Alvor e Portimão. A Praia da Rocha foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018, na categoria «Praias» no distrito de Faro, tendo sido eleita como um ícone regional, de referência nacional e considerado de excelência pelos portugueses.