A cerimónia do hastear da Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível no Concelho de Loulé decorreu no dia 8 de junho, com a totalidade das praias (10) a voltarem a ostentar os principais galardões que certificam a qualidade das zonas balneares. O hastear das Bandeiras teve lugar na Quinta do Lago, Ancão, Garrão Nascente, Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Almargem, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura, com a presença das diversas entidades responsáveis, nomeadamente ARS Algarve, Capitania do Porto de Faro, Guarda Nacional Republicana, Agência Portuguesa do Ambiente, Juntas de Freguesia, Empresas Municipais, entre outras diretamente envolvidas na zona de praia.

O Município de Loulé, conjuntamente com os demais parceiros e decisores no âmbito da Campanha Bandeira Azul, tem vindo a implementar uma estratégia com vista ao reconhecimento do litoral do Concelho como zona de excelência para a prática balnear, assente em padrões de harmonia e equilíbrio entre as diferentes praias e com uma oferta qualificada que se complementa e que se assume como referência para o turismo nacional e estrangeiro. A acessibilidade é também uma das grandes apostas e preocupações do Município, que pretende ver incluídas e dignificadas as mais distintas situações humanas. Neste sentido, as praias do Concelho têm vindo crescentemente a apresentar condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos, inclusive com a possibilidade de banhos assistidos.

A Campanha Bandeira Azul conta ainda com um espaço de apoio, o Centro Azul, sede do Programa Bandeira Azul, aberto ao público entre junho e setembro, de segunda a domingo, com a disponibilidade de três técnicos/animadores que acompanham e dinamizam atividades e prestam informações e esclarecimentos aos cidadãos. Vocacionado para os jovens, esta estrutura é dirigida à população em geral e procura abranger todos os escalões etários. No Centro Azul, os cidadãos usufruem dos serviços do equipamento que pretende informar, sensibilizar e consciencializar os cidadãos, para a importância de preservar e promover as zonas balneares.

O litoral do Concelho de Loulé prima ainda pelo requinte e sofisticação dos seus alojamentos turísticos e pela harmonia e singularidade das vastas áreas naturais, a opção certa para quem aprecia o conforto e a alegria de conviver com um povo que sabe receber com alma e emoção. Para os responsáveis municipais, “esta distinção é o coroar de um esforço assinalável e exigente que a Autarquia de Loulé desenvolve ciclicamente na preparação e planeamento da época balnear, em observação por critérios imperativos, entre os quais, a boa qualidade das águas balneares e uma rigorosa gestão e segurança das praias e áreas envolventes”.