A Beta Talk de junho acontece no dia 18 e, para além de
inspiradora, será especialmente doce e com diferentes sabores. A partir das 19h,
no habitual espaço do Café Concerto do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, vai-se
estar à conversa com Joana Oliveira, fundadora da «Hapiness and Food by Entre
Tachos e Sabores» e Baltazar Guerreiro, fundador da «ChocoFigo», dois
empreendedores que abraçaram novos projetos e tornaram mais doce e saudável as
suas vidas e a de outros.
Joana Oliveira tem 32 anos, é natural de Lisboa, mas foi em
Portimão que passou a sua adolescência e decidiu ficar a viver após a faculdade
na capital. Licenciada em Ciências da Educação e com um mestrado em Educação
Especial, sempre foi apaixonada pela educação e pela culinária e tentou conjuga-las,
uma no campo profissional, como professora, e outra no campo do lazer, através
de criação do blogue «Entre Tachos e Sabores». Por motivos de saúde e bem-estar, a partir de 2014 começou a
encarar a alimentação de uma forma mais consciente, não só como um mero ato de
satisfazer uma vontade/necessidade, mas como um ato de extrema importância para
o bem-estar físico e psíquico e, consequentemente, qualidade de vida.
A partir
desse momento altera a sua alimentação e começa a sentir a necessidade de
partilhar as novas aprendizagens e os benefícios da adoção de um estilo de vida
mais saudável. Passa a dinamizar workshops e a vontade de poder criar uma
oferta na área da restauração mais saudável, a par de uma procura crescente dos
seus serviços, levam-na a implementar um serviço de catering e a apostar na
confeção de bolos festivos saudáveis. Aproveita o facto de esta ser uma área em
franco crescimento e, no final do último ano letivo, decide fazer uma pausa no
ensino e dedicar-se a 100 por cento a este projeto, nascendo assim o conceito «Hapiness
and Food», que alia a felicidade a um estilo /alimentação saudável e vem
substituir o anterior projeto «Entre Tachos e Sabores».
Baltazar Guerreiro é natural de Alcoutim mas é em Loulé que
vive há mais de 40 anos e foi ali que abriu, em 2005, a primeira loja gourmet
do Algarve. A entrada da «crise» faria com que viesse a fechar o negócio quatro
anos depois, mas ficou com o «bichinho» do chocolate artesanal e a vontade de
aprender a fazer bombons como aqueles que vendia aos seus clientes. Quis, porém,
criar um produto algarvio que fosse diferente do que se encontrava no mercado. Em 2007, apostou a 100 por cento na chocolataria, focado
exclusivamente nos produtos locais, com destaque para o figo, que ganha um novo
estatuto, aliado a um produto premium
como o chocolate e dá origem à marca «ChocoFigo».
Era a génese de um produto
regional inovador- o chocolate com figo seco, ao qual se juntou depois, a
amêndoa, o medronho, a alfarroba e o figo da índia e até mesmo a batata-doce. O
negócio familiar tem vindo a ganhar escala, com uma distribuição nas melhores
lojas, um pouco por todo o país, sendo que a marca «ChocoFigo» já vende
chocolates sazonalmente para mercados como o Luxemburgo, a Alemanha e a França
e está presente também em muitas feiras de artesanato. Até ao final do ano
prepara-se para lançar novos produtos e fazer a sua estreia no mercado
biológico/artesanal.