De 22 a 24 de junho, Castro Marim celebra o seu feriado municipal com um rico e diversificado programa cultural, numa homenagem às suas gentes e à sua história, sendo o ponto alto do fim-de-semana o concerto de Camané, no dia 24 de junho.

As comemorações começam na sexta-feira com o concerto da Orquestra Clássica do Sul no Revelim de St. António, pelas 21h30, contemplando obras de Rossini, Mascagni, Strauss, Chabrier e Dvorák. Na véspera do feriado, sábado, o destaque é o tradicional Arraial de São João, que anima a Praça 1.º de Maio e cujo ex-líbris é a cerimónia de entrega de prémios às associações locais participantes no XIX Concurso de Mastros, que decorreu durante este mês. Em destaque no Arraial estarão as Marchas Populares da Junta de Freguesia de Castro Marim e da Banda Musical Castromarinense. No mesmo dia decorre, pelas 19h, a inauguração da exposição de trabalhos da Universidade do Tempo Livre (UTL), que ficará patente no Mercado local de Castro Marim. Os alunos da UTL irão ainda protagonizar o desfile «Chapéus há muitos…».

O dia 24 de junho começa com o hastear da bandeira, às 9h, seguido da arruada pela Banda Musical Castromarinense e a missa, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Pelas 11h a Casa do Sal acolhe a sessão solene, este ano inaugurada com uma interpretação musical da Banda Musical Castromarinense, como sendo o primeiro ato oficial com o novo fardamento, pago integralmente pela autarquia. Na cerimónia será apresentada a Rede de Transportes do Baixo Guadiana, que se foca na realização de pequenos circuitos turísticos de visita ao património do território, uma iniciativa cofinanciada pelo projeto 0193_UADITURS_II_5_E, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do programa INTERREG V-A Portugal Espanha.

Com este projeto, o município de Castro Marim apresenta a sua Linha Azul para o Património, que assegurará um transporte pendular regular, entre os hotéis e os valores patrimoniais do concelho. Segue-se a apresentação da nova viatura do INEM (Instituto de Nacional de Emergência Médica), posteriormente afeta ao novo posto de emergência médica, que será instalado na aldeia do Azinhal. O dia será ainda assinalado pela inauguração da requalificação da Rua da Arrancada, uma intervenção há muito solicitada pelos moradores do Barrocal, povoação pertencente à freguesia de Altura. Além da pavimentação da rua, antes em terra batida, foram construídas as infraestruturas de águas, esgotos e pluviais que se justificaram.

As comemorações do 24 de junho continuam noite dentro com André Ramos e Teresa Nunes no palco do Revelim de St. António, a abrir o grande concerto do fadista Camané, pelas 22h.