Ingressou na Universidade do Algarve, no ano letivo 2016/2017, ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional, utilizando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro. Camila Quadros Vieira da Costa é aluna do curso de licenciatura em Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg e acaba de ser galardoada com menção «Aluno de Excelência da FCT», que consiste no pagamento do valor da propina.

O diploma foi-lhe entregue no dia 30 de maio, no final da cerimónia de comemoração do «Dia da Faculdade de Ciências e Tecnologia», e reconhece os alunos que se destacaram, não só a nível académico, mas que também se empenharam em ações de carácter social, em prol de outros ou de instituições de caráter desportivo ou artístico. De facto, além do mérito académico, facilmente quantificável pelos resultados obtidos (média superior a 16 valores), Camila sempre participou ativamente no meio escolar, como representante de turma ou em projetos anuais (várias exposições académicas e amostras culturais), e em prol da comunidade, fazendo voluntariado no Instituto de Câncer Infantil no Brasil.

Atualmente, em Portugal, tem-se dedicado mais à comunidade estudantil, integrando o Núcleo Pedagógico da FCT que, como explica, “é o responsável por ouvir os alunos, propor melhorias e promover eventos de cariz solidário e ambiental e palestras, além de servir de elo de ligação entre os alunos e a Associação Académica da UAlg“, e o Conselho Pedagógico da FCT, “que avalia restruturações nos cursos, horários das aulas e exames”. Visivelmente feliz, reconhece que este prémio “é o reflexo de que tudo vale a pena, o esforço e a dedicação, e que, quando nos propomos a enfrentar os desafios da melhor forma que pudermos, o reconhecimento sempre virá”.

Camila Quadros Vieira da Costa é natural de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul e recorda sobre a sua chegada a Portugal e ao Algarve: “No início tudo é novidade: mudar para outro país, conhecer novos lugares, novas pessoas, uma nova cultura, e entrar numa busca infinita do verdadeiro eu, reafirmar valores e princípios. Acredito que a parte mais difícil da adaptação seja reconhecer que as pessoas podem ser extremamente diferentes e, mesmo assim, fazerem parte da nossa vida, mediante um exercício de empatia e tolerância. Também nada fácil, é reconhecer e aceitar que outras, que até então fizeram parte da nossa história, já não cabem nessa nova fase, e infelizmente, deixam de ser protagonistas do presente”, descreve Camila.


Para a aluna, “sair do seu convívio em busca do conhecimento é estar de coração e braços abertos pra novas realidades, aventuras e novas pessoas que chegam com intuito de aprender, ensinar e compartilhar a vida”. Em relação a Portugal, reconhece que é um país acolhedor e muito bonito, principalmente a região do Algarve, “que escolhi para morar, as praias deixam qualquer pessoa sem fôlego, é como um êxtase a cada nova descoberta”. Comparado com outros países da Europa, considera que “Portugal tem um custo de vida justo e acessível e, em relação ao Brasil, o dia-a-dia é muito mais calmo e seguro - não vivo aqui, aquela correria das grandes cidades brasileiras”.

Sobre o curso de Bioquímica que, segundo a própria, “estuda a química dos processos biológicos, a teoria de cada pormenor estrutural, enzimático, analítico e alimentar das macromoléculas”, Camila afirma que “se revelou a base de muitas ciências e uma etapa da minha formação académica que dará suporte e base para seguir diversas áreas académicas e profissionais”. A par do curso, entende que a Universidade do Algarve “é uma academia dinâmica, que se moderniza e proporciona infraestruturas suficientes, e, juntamente com o corpo docente e não docente - composto por doutores e investigadores, técnicos e funcionários - promove ambientes mais práticos, proporciona um contacto próximo com os alunos e apoia em todos os aspetos que sejam necessários”.

Ciente de que “às vezes é preciso vencer os nossos próprios gigantes internos e manter a serenidade e a cabeça no lugar para alcançar os principais objetivos”, Camila deixa uma mensagem: “Como diz Thimer, o pensador, ‘independente do desafio, aja no limite do esforço e seja competente’. O resto é resultado”.