O Campeonato Nacional de Esperanças Fase II disputou-se na Vila de Crestuma, um dos locais mais importantes da canoagem portuguesa, com o KCCA a deslocar-se ao norte de Portugal com a ambição de melhorar os resultados da etapa anterior. E, de facto, os 23 atletas dos Castores do Arade em competição conseguiram superar os 131 pontos da primeira fase com um total de 151 pontos, o que colocou o clube no 5.º lugar nacional na soma das duas provas já realizadas. Em termos coletivos, o KCCA ficou em 6.º lugar entre 44 clubes e 684 atletas.

Ruben Luís venceu o muito competitivo escalão de K1 Iniciados, superando o 5.º lugar alcançado em Alcoutim, e fica a uma vitória de se sagrar campeão nacional. Filipe Busel, também em K1 Iniciado, obteve o 4.º lugar na mesma prova e o 1.º lugar dos atletas nascidos em 2007. Inês Luís subiu uma posição no pódio para o 2.º lugar no K1 Infantil e Ianis Bebiano desta vez ficou em 3.º lugar no K1 Menor. 

Já as irmãs Wilkinson perderam pela primeira vez uma prova nacional em 2017, ficando Maria em 2.º e Isabella em 3.º o que deixa em aberto para a última prova a decisão do título nacional. A terceira e última fase terá lugar no dia 30 de junho, em Vila Nova da Barquinha