No âmbito da preservação, valorização e promoção do património imaterial de Castro Marim, foram realizados, durante os últimos dois anos, os documentários «Os Dias do Sal» e «A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio», ambos da autoria de Ivan Dias.

No dia 15 de junho, pelas 21h, o Revelim de Santo António acolhe a apresentação de «Os Dias do Sal», um trabalho inédito com a participação de Carlos do Carmo, Pilar del Rio, João Frade e os homens e mulheres do sal de Castro Marim. A identidade castro-marinense, profundamente ligada à exploração do sal, é o âmago deste documentário, que vai muito além da explanação da atividade salineira e que procura descortinar o sal que há nas vidas de quem entrega a vida ao sal.

«A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio» é o primeiro registo imaterial de valorização e promoção do acordeão na cultura algarvia, num trabalho articulado com a Associação Mito Algarvio e a participação de grandes mestres com a sabedoria na ponta dos dedos, e será apresentado no dia 16 de junho, pelas 21h, também no Revelim de Santo António. “São trabalhos riquíssimos do ponto de vista da conservação e divulgação do património local imaterial, resultado de dois anos de recolha intensiva de testemunhos e histórias de vida. As apresentações decorrem num espaço privilegiado de contacto com a natureza e com o património, ar livre e em ecrã gigante”, realçou a vice-presidente e vereadora da cultura, Filomena Sintra.

Os dois documentários são uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, com a chancela da Direção regional de Cultura, contando o «Dias do Sal» com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Cooperativa Terras de Sal, da empresa municipal Novbaesuris e com o cofinanciamento do Programa Operacional MAR 2020.