São várias as propostas disponíveis para as crianças e os jovens de Portimão ocuparem o seu tempo livre durante as férias de verão, desenvolvidas no Museu Municipal, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica e, no que diz respeito às Férias Desportivas, em vários equipamentos escolares e nos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande.

No Museu de Portimão, a Oficina Educativa irá explorar o cinema mudo com uma atividade intitulada «Gentes da Terra e do Mar», que decorrerá com a formação de cinco grupos, de 25 de junho a 27 de julho, entre as 9h30 e as 12h e as 13h30 e as 16h30. Direcionada para crianças dos 7 aos 12 anos, pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo.
A inscrição é semanal e tem o custo de 20 euros. No período de almoço, entre as 12h e as 13h30, os participantes poderão ir a casa ou almoçar com os monitores. Nesse caso deverão levar almoço, já confecionado, talheres e pratos. Mais informações podem ser solicitadas através dos seguintes contactos: 282 405 235/ 230; oficinaeducativa@cm-portimao.pt.


Na Quinta Pedagógica de Portimão, o programa oferece um atrativo conjunto de iniciativas dirigidas a crianças dos 6 aos 10 anos que, entre 25 de junho e 17 de agosto, privilegiará ateliers temáticos e atividades no meio da natureza, sempre em contacto com os animais da Quinta. Neste espaço rural, em plena cidade, é possível praticar vários ofícios tradicionais em simultâneo com a educação alimentar e ambiental.

Os participantes poderão frequentar o turno da manhã, das 9h30 às 12h30, o turno da tarde, das 14h às 17h, ou o dia completo. As inscrições semanais têm um custo de 12 euros por turno, ou 20 euros o dia completo. Os interessados podem solicitar mais informações através do telefone 282 480 730 ou e-mail quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.


A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes voltará a promover o projeto «Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite», de 30 de julho a 1 de setembro, entre as 10h e as 12h30, possibilitando às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil, onde se contam e escrevem histórias, constroem-se marionetas, pintam-se cenários e criam-se mundos imaginários. O projeto culminará no dia 1 de setembro com a iniciativa «Noite Especial na Biblioteca», onde as crianças realizarão jogos e peripécias às escuras.

As inscrições deverão ser feitas presencialmente entre os dias 2 e 6 de julho, de segunda à sexta, das 12h30 às 15h30. Nessa ocasião será fornecida uma lista de materiais que os participantes deverão trazer. Informações complementares podem ser solicitadas através do 282 480 470 ou do email biblioteca-portimao@bmmtgomes.pt.

A 28.ª edição das Férias Desportivas decorrerá de 25 de junho a 10 de agosto, direcionadas para jovens dos 6 aos 16 anos e divididas em três turnos, tendo como objetivo proporcionar a ocupação saudável das férias de Verão através de várias atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental. As inscrições irão realizar-se em diferentes locais e podem ser efetuadas para os três turnos em simultâneo a partir do dia 18 de junho. 

Para o núcleo de Portimão irão decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e, para frequentar os núcleos de Alvor e Mexilhoeira Grande, os interessados deverão dirigir-se aos respetivos complexos desportivos de cada freguesia. As datas limite de inscrição são, para o primeiro turno, até 22 de junho, no segundo até 6 de julho e no terceiro turno até 20 de julho. Para mais informações, os interessados podem contactar os serviços da Divisão de Desporto através do 282 470 813 ou do email desporto@cm-portimao.pt.