Entre 3 e 9 de junho, Lagoa viveu alguns momentos com um certo sabor oriental, ao abraçar as comemorações do 500.º aniversário do tratado de amizade e comércio entre a Tailândia e Portugal. Atuações e performances em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha mostraram a vários públicos um pouco da dança e música tailandesa, enquanto facetas desta diversificada cultura.

O momento mais memorável foi o espetáculo «Danças da Terra dos Sorrisos», que teve lugar no Auditório Carlos do Carmo, no dia 9 de junho, com o dinamismo dos dançarinos e músicos da Kasetsart University (Bangkok). Na plateia encontravam-se autarcas locais, representantes de empresas tailandesas em Portugal, sediadas na Embaixada, bem como mais de meia centena de membros da comunidade, a residir no Algarve, firmando este evento como uma mais-valia cultural na região algarvia.


A semana permitiu ficar a conhecer melhor várias perspetivas da cultura tailandesa, desde a dança a pequenos apontamentos gastronómicos. Do mesmo modo, os representantes tailandeses levaram do concelho momentos e memórias dos «postais turísticos», afirmando a marca de Lagoa no exterior. Mas ainda é possível ficar a conhecer as deslumbrantes paisagens tailandesas nas celas do Convento de S. José, fruto da exposição «A Terra dos Sorrisos», do fotógrafo José Pinto Ribeiro, profissional credenciado pela Academia Portuguesa de Cinema desde 2014, que ficará patente até ao dia 8 de julho.

A Semana Tailandesa do Algarve foi uma iniciativa da Real Embaixada da Tailândia em Portugal, realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Lagoa.