No dia 23 de junho, o projeto Fio da Memória #2 Percorrer tem encontro marcado na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, pelas 10h30. O projeto integra o Ciclo «Linhas Cruzadas» promovido pela Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur e faz parte do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos - programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, cujo tema central para 2018 é «Património que futuro?».

Sobre o tema, Manuela Caneco escreve: “Como resposta a esta pergunta propomos um futuro consciente, centrado no saber, que interliga de novo, modernamente o Ser Humano com a Natureza. Valorizando Guadalupe. Valorizando os monumentos megalíticos (tantos e tão especiais) como pontos energéticos da terra. É tempo de fazer a ponte entre passado e futuro”. Este será um encontro com a artista plástica Manuela Caneco e com o arqueólogo Ricardo Soares que terá início na ermida, onde será realizada uma introdução ao tema com a leitura de um texto.

Seguir-se-á um passeio orientado aos monumentos megalíticos existentes nas imediações, nomeadamente o menir de Aspradantas. Chegados ao menir, será realizada uma cerimónia idêntica às realizadas na época grega e romana com água e ramos de oliveira. O público será convidado a participar e a cantar, ativando assim rituais de outras eras.