Durante seis dias, o Espaço Cidadão Móvel esteve em várias localidades do interior e zona rural do Concelho de Loulé para levar a esta população que vive afastada dos centros urbanos, na sua grande maioria idosos, alguns importantes serviços da administração pública central, aos quais por iniciativa da Autarquia se juntaram outros serviços municipais: o atendimento e informação relativa a processos de Urbanismo, Balcão do Empreendedor – licenciamento zero, Proteção Civil – esclarecimento das medidas de prevenção contra incêndios, Projeto Geo-Emergência ou informação e encaminhamento sobre o «Loulé Solidário». Numa das «visitas» desta viatura, na aldeia de Alte, a Secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, fez-se acompanhar pelo presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, da vereadora com o pelouro do Urbanismo e Simplex Autárquico, Heloísa Madeira, e outros responsáveis e técnicos municipais, bem como pelo presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, Pedro Silva Dias, para se inteirar da adesão por parte dos louletanos a esta iniciativa que visa a descentralização da administração pública, promovendo a proximidade aos cidadãos.

Naquele que é o maior município algarvio, com uma extensa faixa interior, foram cerca de 50 os cidadãos que, nestes dias, receberam o apoio destes serviços. “Esta é uma iniciativa que está muito focalizada nos meios pequenos”, considerou a responsável governamental, adiantando que, “após seis meses de trabalho, este serviço será alargado por mais um ano”. Para além de Alte, o Espaço Cidadão Móvel esteve em Santa Margarida, Monte da Charneca, Boliqueime, Parragil, Vale Judeu, Querença, Tôr, Benafim, Salir, Barranco do Velho, Cortelha, Montes Novos, Ameixial, Vermelhos e Corte D’Ouro. 

De entre os serviços mais requeridos pelos louletanos nesta viatura destacam-se os pedidos de renovação da Carta de Condução, pedidos de Cartão Europeu da ADSE ou os pedidos da Chave Móvel Digital. No que concerne aos serviços da Câmara Municipal de Loulé, os atendimentos disseram respeito sobretudo aos atendimentos na área da Ação Social e da Proteção Civil (limpeza dos terenos e faixas de gestão combustível.