«RAUL, Um Espetáculo de Homenagem a Solnado» terá a sua última paragem no Teatro das Figuras, em Faro, no dia 7 de julho, pelas 21h30. Depois de uma passagem por Lisboa, Porto, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim e Aveiro, a peça, produzida pela UAU, revisita as rábulas mais hilariantes de Raul Solnado pela voz de Telmo Ramalho.

Textos como «É do Inimigo?» e «A Guerra de 1908» ou canções como «Malmequer» e «Timpanas» são reinterpretados por este seu antigo aluno, como forma de tributo ao seu professor e amigo. É um espetáculo com humor e muita saudade, no qual Telmo Ramalho evoca a memória do mestre, contando como encontrou em Raul Solnado a vontade, a força e a inspiração para ser ator. Tudo isto com um sorriso e gargalhadas, ou não estivéssemos a visitar quem sempre nos pediu “façam o favor de ser felizes”.

Raul Solnado tinha o dom de fazer rir, quando o quadro nacional restringia o dom da comédia, fosse em rádio, teatro e, mais tarde, televisão. Usava a comédia para fazer chegar uma mensagem, por vezes mesmo sem falar. De aprendiz tornou-se mestre, guiando os amantes da representação, nomes que ainda hoje o relembram com saudade. “A minha história com Raúl começou em 1996, mas só mais tarde descobri o homem que ainda hoje me inspira cada vez que subo ao palco, e que neste espetáculo quero homenagear. E, num misto de humor e fascínio, acrescento também um pouco de mim”, descreve Telmo Ramalho.