A Câmara Municipal Alcoutim viu aprovada a candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – PO SEUR, para a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais em Montes do Rio, que visa o tratamento das águas residuais produzidas pelas povoações de Montinho das Laranjeiras, Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Álamo e Cortes da Donas. Pretende-se, com esta obra, contribuir para a melhoria da qualidade da água a rejeitar para o Rio Guadiana, com a finalidade de melhorar a qualidade da massa de água deste.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, o saneamento já se encontrava feito, “faltava era terminar essas obras com a conclusão em linha de ponta de uma ETAR para que seja feito o tratamento dessas águas residuais recolhidas pela rede", referindo que a obra permitirá "a melhoria da qualidade de vida, bem-estar e saúde da população”. A autarquia alcouteneja já tinha garantido que a obra seria executada mesmo sem financiamento comunitário, mas a atribuição do mesmo “repõe a justiça”, na ótica do edil Osvaldo Gonçalves. 

Financiada até 85 por cento pelo Fundo de Coesão, no âmbito do programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), o valor elegível ascende a 198 mil e 10,62 euros.