O 52.º Estágio de Karate da Internacional Japan Karate Associação Portugal vai ter lugar, no dia 23 de junho, às 10h, no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão. O evento contará com mais de uma centena de alunos oriundos das sete escolas de karate-shotokan tradicional e de karate adaptado, com orientação técnica do Sensei Rui Caipira (6.º Dan Shotokan Karate Do of United Nations). No que concerne ao treino de karate shotokan, destaque para a presença e os ensinamentos do Mestre Internacional Sensei Luis Maria Sanz, 8.º Dan, Campeão do Mundo de Kata (WKF World Championships, Granada, 1992).

A iniciativa engloba treino específico de karate shotokan tradicional, das 9h30 às 11h30 e das 18h às 19h30, e apresenta também, a partir das 11h30, demonstrações de karate tradicional, a que se seguirão as cerimónias protocolares de entrega de novas graduações e distinções a diversos alunos, bem como de certificados de participação às mães dos alunos que integraram o último curso de Defesa Pessoal.

A IJKA-Portugal, com a coordenação do Sensei Rui Caipira, é pioneira, em Portugal, na implementação e ensino da modalidade de karate adaptado a pessoas com necessidades especiais. A preparação do ensino da modalidade tem vindo a ser feita nos últimos 10 anos, com o apoio do Município de Portimão, que pretende promover, estimular e alargar o conceito do exercício físico inclusivo. Neste momento já se encontram a ser ministradas aulas regulares e , para dar resposta às diferentes necessidades, foram elaborados programas adaptados às especificidades concretas dos alunos.

A associação oferece, por um lado, o ensino do karate em cadeira de rodas, especialmente desenvolvido para os utentes portadores de deficiência física motora (permanente ou temporária) e, por outro, programas para os alunos com patologias do âmbito do espectro autista e da síndrome de Down (Trísomia 21). Os programas tem a vindo a ser implementados sob o lema «karate para todos», procurando dentro da sua esfera de atuação contribuir para uma sociedade mais inclusiva, e os resultados obtidos, como a aumento notório dos níveis de autoconfiança e autoestima dos alunos, vêm confirmar e justificar a continuidade do trabalho desenvolvido. 

As escolas que integram o 52.º Estagio de Karate funcionam regularmente nos concelhos de Portimão, Monchique e Silves, existindo ainda uma escola associada em Gondomar.