No desenvolvimento de uma política de promoção e valorização dos patrimónios de Castro Marim, a NovBaesuris-Empresa Municipal organiza, pelo quinto ano consecutivo, as «Estórias de Assombrar», na vila de Castro Marim. Assim, nos meses de junho, julho e agosto, convidam-se os castro-marinenses e os visitantes a entrarem no ambiente lendário e fantástico dos monumentos, das ruas e praças da vila, para ouvir e contar as estórias e as lendas que povoam o imaginário desta terra, outrora de reis e rainhas.

As centenas de pessoas de toda a região algarvia e da vizinha Espanha que, nos últimos quatro anos, participaram nas «Estórias de Assombrar» puderam conhecer a rica tradição oral de Castro Marim através de lendas como o Mourinho do Forte, Mouro Vaz, os Sete Encantes, Má Hora, o Menino Gigante ou ainda do conto do sapo e do mouro anão. As «Estórias de Assombrar» contam com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e começam sempre às 21h, em local e data a indicar, sendo dirigidas a todas as faixas etárias da população a partir dos 12 anos. As inscrições são limitadas e obrigatórias, devendo ser realizadas previamente através do e-mail: novbaesuris@cm-castromarim.pt ou pelo telefone 281 510 160.

O objetivo da iniciativa é valorizar e divulgar o património imaterial da vila de Castro Marim, que encerra um valioso conjunto monumental de que fazem parte o Castelo, o Forte de São Sebastião e a Colina do Revelim de Santo António.