Foram entregues, no dia 19 de junho, as distinções aos estabelecimentos do concelho de Faro que mereceram o galardão «Faro – Excelência na Restauração», por se enquadrarem nos parâmetros de qualidade e segurança alimentar definidos em regulamento. O objetivo da iniciativa é ajudar os turistas e residentes a identificar estabelecimentos de restauração que garantam a qualidade da oferta, mas são também o reconhecimento daqueles que investem na qualidade e diversidade dos seus espaços. 



O projeto é da responsabilidade da Câmara Municipal de Faro e da AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, contando ainda com a colaboração da Universidade do Algarve e da Escola de Hotelaria do Turismo de Faro, tendo sido agora distinguidos 20 restaurantes do concelho de Faro, revelou Daniel do Adro, presidente da AIHSA. “Há muitos anos que os dirigentes associativos debatiam formas de atrair turistas a Faro, mas a verdade é que eles apareceram de forma natural, por eles próprios, porque a cidade acompanhou o crescimento que toda a região conheceu no passado recente. Faro tem o mérito de se ter reinventado em termos de oferta, com o aparecimento de espaços novos ou remodelados que deram vida à cidade”, observou Daniel do Adro. 



De acordo com o dirigente associativo, foram visitados 130 estabelecimentos do concelho, dos quais 60 foram depois analisados mais aprofundadamente pelos técnicos do concurso, até se chegar ao lote final de 20 distinguidos, “que servirão de exemplo para os outros 110 que ficaram de fora e que certamente vão trabalhar para receberem o prémio no próximo ano”. “A todos os que se esforçam diariamente por elevar os padrões e a notoriedade turística de Faro, o nosso sincero obrigado”, agradeceu o presidente da AIHSA. 


Parceiro no projeto é a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que irá preparar e organizar um programa de formação direcionado para suprir as necessidades sentidas pela restauração do concelho. “Estamos sempre disponíveis para ir de encontro às expetativas do mercado e do setor, seja da hotelaria, restauração ou turismo, e uma formação feita à medida é a melhor solução para todos os envolvidos”, considerou a Diretora Paula Vicente, antes de passar a palavra à Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio. “O turismo e a hotelaria são áreas em que a Universidade do Algarve se quer afirmar mais, pelo que fazem todo o sentido para nós estas iniciativas”


No uso da palavra, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, destacou o facto do projeto «Faro – Excelência na Restauração» ter passado rapidamente da teoria à prática, das palavras aos atos, o que nem sempre acontece e com os resultados esperados. “Há uma evolução espetacular no que toca ao número de visitas e dormidas em Faro, na oferta turística das camas e restaurantes, o que se deve ao esforço do Município de Faro e dos investidores, daqueles que perceberam que Faro tinha potencial para crescer”, enaltece, avisando que o turismo funcionará bem ou mal consoante a oferta que existir em cada território. “Os turistas estão cada vez melhor informados e são cada vez mais exigentes. As pessoas ficam em Faro porque há uma melhor oferta em todos os aspetos, mais classificada e diversificada. Não basta dizermos que temos as melhores camas e restaurantes, que temos as melhores paisagens, é fundamental que os mercados emissores tenham, de facto, essa perceção positiva em relação aos destinos”, reforçou Desidério Silva. 


Antes da entrega das distinções aos 20 estabelecimentos premiados, Rogério Bacalhau começou por agradecer à AIHSA pelo desafio que foi lançado à autarquia há sensivelmente um ano. “Desde o primeiro dia do nosso primeiro mandato que assumimos esta aposta no turismo, por termos a perfeita convicção de que Faro tinha um grande potencial e o facto é que, hoje, todos constatam esse tremendo crescimento. E isso deveu-se à Câmara Municipal e aos seus técnicos mas, acima de tudo, a todos os empresários que nos acompanharam neste desígnio”, reconheceu o presidente do município farense. “Há quatro anos, muitos destes 20 restaurantes premiados, ou não existiam, ou existiam noutros moldes. É esse esforço dos empresários que nos permite ambicionar com patamares mais elevados nesta vertente do turismo”



Faro tem, na opinião de Rogério Bacalhau, características diferentes dos outros concelhos do Algarve e, por isso mesmo, não sente tanto o efeito da típica sazonalidade do turismo algarvio. “Para tal contribuem as nossas praias, a Ria Formosa, o património cultural e edificado, a Campina e o Barrocal, a nossa gastronomia e os eventos realizados por nós e pelas entidades e associações que existem no concelho. Tudo isso nos dá uma riqueza que se traduz em experiências fortíssimas para quem nos visita, seja em férias ou por motivos profissionais”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Faro, deixando o desejo de que os empresários continuem a acreditar nas potencialidades do concelho de Faro e nele continuem a investir. “O turismo é fundamental para o desenvolvimento do concelho”, terminou. 

Logo de seguida foram entregues as distinções «Faro – Excelência na Restauração» aos estabelecimentos: Aperitivo Bar, Cervejaria Bohéme, Restaurante Cidade Velha, Costa Algarvia, Restaurante Dois Irmãos, Elementos, Restaurante Estaminé Ilha Deserta, Faaron, Faro e Benfica, Restaurante Faz Gostos, Petisqueira 3Empipa, Restaurante Raízes, Se7e Pedras, Saudade em Português, Restaurante Ria Formosa, Tertúlia Algarvia, Restaurante O Tintol, Restaurante Vila Adentro, The Wood e Restaurante Xic.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina